Dados

  • Código: Des D03
  • ECTS: 3
  • Área curicular: Desenvolvimento Pessoal
  • Nível: Especializado
  • Regime: B-learning
  • Precedências obrigatórias: Não aplicável

Descrição de Disciplina

A principal finalidade desta disciplina é providenciar uma introdução às metodologias e técnicas de investigação em ciências sociais e humanas que capacite o aluno para o seu trabalho final de dissertação ou de relatório de projeto. Pretende-se ainda potenciar o rigor e autonomia no processo de planeamento, recolha e análise de dados em qualquer área temática. Finalmente, espera-se do aluno que exprima um pensamento estruturado e uma escrita rigorosa na elaboração do trabalho final de curso.

Grande Finalidade

Esta disciplina propõe criar um espaço de estudo e diálogo acerca da vida e mensagem salvífica de Jesus de Nazaré, com especial atenção para questões em torno da categoria teológica de Reino de Deus. Aceder aos Evangelhos canónicos a partir das aproximações filosófica (atestabilidade), literária (narratividade do sujeito) e histórica (transmissibilidade) tendo em vista a construção de diferentes possibilidades de reflexão teológico-pastoral, fiéis ao texto x\sagrado na sua constituição e caráter comunicativo.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • O papel da epistemologia na investigação
  • Fases de investigação
  • Tipos de design metodológico em investigação
  • Métodos quantitativos e qualitativos: potencialidades e limitações
  • Natureza dos trabalhos académicos: fases de redação e revisão

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Delineamento de uma grande questão de investigação
  • Planeamento de fases para a pesquisa
  • Escolha adequada de design metodológico
  • Escolha e uso adequado de métodos de recolha de dados
  • Capacidades de análise de dados, síntese, interpretação e integração de resultados
  • Aplicação de normas claras para a elaboração do trabalho académico

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Rigor no planeamento e execução de um projeto de pesquisa
  • Respeito pelas normas éticas em investigação

Filosofia Educacional

A disciplina capacitará o aluno para desenvolver um projeto de investigação. Para além de exposição sobre recursos e processos chave, o ensino incluirá exercícios práticos de aplicação em formato estudo-de-caso, com vista a potenciar a autonomia do aluno. Serão ainda apresentados critérios para a elaboração e apresentação de trabalhos escritos.

Obras Fundamentais

ECO, Umberto – Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas (20.a ed.). Lisboa: Editorial Presença, 2017. [Bib STB – 001.4 Hub]
GARRIDO, Margarida Vaz e PRADA, Marília (Coord.) – Manual de Competências Académicas: Da adaptação à universidade à excelência académica. Lisboa: Edições Sílabo, 2016. [BibSTB – s/c]
Manual de Normas para Apresentação de Trabalhos Académicos do Seminário Teológico Baptista (2017). Queluz: Seminário Teológico Baptista, 2017. [BibSTB – pdf]
SARMENTO, Manuela – Guia Prático sobre a Metodologia Científica para a Elaboração, Escrita e Apresentação de Teses de Doutoramento, Dissertações de Mestrado e Trabalhos de Investigação Aplicada (3.a ed.). Lisboa: Universidade Lusíada Editora, 2013. [BibSTB – 001.4 Sar]