Dados
- Código: Des D03
- ECTS: 3
- Área curicular: Desenvolvimento Pessoal
- Nível: Especializado
- Regime: B-learning
- Precedências obrigatórias: Não aplicável
Descrição de Disciplina
A principal finalidade desta disciplina é providenciar uma introdução às metodologias e técnicas de investigação em ciências sociais e humanas que capacite o aluno para o seu trabalho final de dissertação ou de relatório de projeto. Pretende-se ainda potenciar o rigor e autonomia no processo de planeamento, recolha e análise de dados em qualquer área temática. Finalmente, espera-se do aluno que exprima um pensamento estruturado e uma escrita rigorosa na elaboração do trabalho final de curso.
Grande Finalidade
Esta disciplina propõe criar um espaço de estudo e diálogo acerca da vida e mensagem salvífica de Jesus de Nazaré, com especial atenção para questões em torno da categoria teológica de Reino de Deus. Aceder aos Evangelhos canónicos a partir das aproximações filosófica (atestabilidade), literária (narratividade do sujeito) e histórica (transmissibilidade) tendo em vista a construção de diferentes possibilidades de reflexão teológico-pastoral, fiéis ao texto x\sagrado na sua constituição e caráter comunicativo.
Finalidades
Conhecimentos (SABER):
- O papel da epistemologia na investigação
- Fases de investigação
- Tipos de design metodológico em investigação
- Métodos quantitativos e qualitativos: potencialidades e limitações
- Natureza dos trabalhos académicos: fases de redação e revisão
Aptidões e capacidades (SABER FAZER)
- Delineamento de uma grande questão de investigação
- Planeamento de fases para a pesquisa
- Escolha adequada de design metodológico
- Escolha e uso adequado de métodos de recolha de dados
- Capacidades de análise de dados, síntese, interpretação e integração de resultados
- Aplicação de normas claras para a elaboração do trabalho académico
Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)
- Rigor no planeamento e execução de um projeto de pesquisa
- Respeito pelas normas éticas em investigação
Filosofia Educacional
A disciplina capacitará o aluno para desenvolver um projeto de investigação. Para além de exposição sobre recursos e processos chave, o ensino incluirá exercícios práticos de aplicação em formato estudo-de-caso, com vista a potenciar a autonomia do aluno. Serão ainda apresentados critérios para a elaboração e apresentação de trabalhos escritos.
Obras Fundamentais
ECO, Umberto – Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas (20.a ed.). Lisboa: Editorial Presença, 2017. [Bib STB – 001.4 Hub]
GARRIDO, Margarida Vaz e PRADA, Marília (Coord.) – Manual de Competências Académicas: Da adaptação à universidade à excelência académica. Lisboa: Edições Sílabo, 2016. [BibSTB – s/c]
Manual de Normas para Apresentação de Trabalhos Académicos do Seminário Teológico Baptista (2017). Queluz: Seminário Teológico Baptista, 2017. [BibSTB – pdf]
SARMENTO, Manuela – Guia Prático sobre a Metodologia Científica para a Elaboração, Escrita e Apresentação de Teses de Doutoramento, Dissertações de Mestrado e Trabalhos de Investigação Aplicada (3.a ed.). Lisboa: Universidade Lusíada Editora, 2013. [BibSTB – 001.4 Sar]