Dados

  • Código: Bib A01
  • ECTS: 5
  • Área curricular: Bíblia
  • Nível: Básico
  • Ano/Semestre: 1º, 1º
  • Precedências: Nenhuma

Descrição de Disciplina

Esta disciplina aborda o mundo bíblico, com incidência especial no que tange ao povo judeu, como exposto no Velho Testamento, simultaneamente transmitindo ao aluno conhecimentos históricos, políticos, geográficos e sociais acerca de Israel e dos povos que interagem com a nação israelita, dando ao aluno uma panorâmica abrangente do Velho Testamento.

Grande Finalidade

Dar ao aluno uma compreensão geral do Velho Testamento, habilitando-o a identificar e contextualizar o texto veterotestamentário de modo a poder usá-lo enquanto dos seus estudos no âmbito do STB, assim como em dias futuros na sua vida e ministério.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • O aluno domina o conhecimento fundamental dos fundamentos bíblico-históricos do Velho Testamento que lida com a sua literatura, história e cultura.
  • O aluno entende o panorâmico da Bíblia, em particular a parte do Velho Testamento, e é capaz de enquadrar vários elementos específicos.
  • O aluno percebe as principais questões veterotestamentárias e as potenciais respostas.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • O aluno começa a fazer pontes entre o estudo do Velho Testamento e a sua vida e ministério atual.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • O aluno reconhece a dinâmica Divina na História, em particular na história do povo de Deus no Velho Testamento.

Filosofia Educacional

É uma disciplina teórica que, por definição, trata primeiramente da construção do conhecimento e da compreensão. Sendo assim, é importante que o aluno mantenha as suas preparações para a aula em dia (leituras, exercícios de preparação, etc.). O resultado é que as aulas passam a ser mais rentáveis no sentido de poder trabalhar na análise, síntese e aplicação da matéria. Para além do domínio de informações, o alvo desta disciplina é que o aluno comece a usa-lo na construção da sua vida e ministério. Portanto a questão de aplicação do que está estudado continuará a ser um alvo.

Obras Fundamentais

BAXTER, J. Sidlow – Examinai as Escrituras. 6 vols., vols. 1-4, trad. de Neyd Siqueira, Edições Vida Nova, São Paulo, 1992, 275 p + 291 p +299 p + 304 p.

FRANCISCO, Clyde. T. – Introdução ao Velho Testamento. 1a ed., trad. de António Neves Mesquita, Junta de Educação Religiosa e Publicações, Rio de Janeiro, 1969, 288 p.

HENDRIKSEN, William – Survey of the Bible. 4a ed. revista, Evangelical Press, Darlington, 1990, 495 p.

HILL, E. Andrew & J. H. Walton – Panorama do Antigo Testamento. 1a ed., Trad. de Lailah de Noronha, Editora Vida, São Paulo, 2006, 684 p.

LASOR, William S., HUBBARD, David A. e BUSH, Frederic W. – Introdução ao Antigo 1a ed., trad. de Lucy Yamakami, Edições Vida Nova, São Paulo, 1999, 851 p.

MESQUITA, António Neves de – Povos e Nações do Mundo Antigo. 2a ed., Casa Publicadora Batista, Rio de Janeiro, 1973, 337 p.

SCHULTZ, Samuel J. – A História de Israel. Tradução de João Marques Bentes, Edições Vida Nova, São Paulo, 1977, 413 p.

YOUNG, Edward J. – An Introduction to the Old Testament. Rev., Eerdmans, Grand Rapids, 1975, 432 p.

WYART, Peter – Atlas Vida Nova – da Bíblia e da História do Cristianismo. 1a ed., trad. de Robinson Malkomes e Eber Cocareli, Edições Vida Nova, São Paulo, 1997, 160 p.