O que ensinamos e o que aprendemos
O currículo do STB tem o seu fundamento na sua missão e visão: desejamos ver “Vidas e Ministérios Fundamentados na Palavra”, o que, em si, constitui os alicerces para lançar “líderes-servos maduros que ministram eficazmente na Missão de Deus”. A nossa filosofia é orientada por certas convicções-chave, as quais, por sua vez, dão forma ao nosso currículo.
Este currículo abrange todos os curso do STB: Básico (nível A), Avançado (níveis A, B e C) e Especializado (níveis D e E)
Vidas e Ministérios Fundamentados na Palavra
O ponto de partida é a Palavra de Deus que constitui um fundamento sólido sobre o qual desejamos edificar quem somos e o que fazemos. Desejamos ser ensinados pela Revelação de Deus.
As finalidades transversais para esta área curricular são as seguintes:
- Valorizar a Bíblia e seu estudo para crescer em sabedoria.
- Saber como estudar a Bíblia.
- Poder usar as línguas originais da Bíblia no estudo da mesma.
- Compreendo o que a Bíblia é e também o contexto em que foi escrita.
- Entender o plano principal de Deus e as suas implicações para a interpretação da Bíblia e para a situação atual.
- Perceber o que a Bíblia disse e continua a dizer.
- Responder com base bíblica a questões teológicas e sociais pertinentes.
- Pensar histórica e teologicamente ao considerar a vida e o ministério.
Existem três áreas curriculares que apoiam a nossa missão:
Bíblia (Bib)
O aluno estuda a Bíblia diretamente no seu contexto original como meio de consubstanciar o contexto. A Palavra de Deus fala hoje, modelando quem nós somos, desafiando as nossas prioridades e compromissos, ajudando-nos a olhar para além de nós próprios para vermos o que Deus deseja que nós vejamos.
- Bib A01, Introdução ao Velho Testamento
- Bib A02, Introdução ao Novo Testamento
- Bib A03, História de Redenção
- Bib B01, Literatura e Teologia no Pentateuco e Livros Históricos do Velho Testamento
- Bib B02, Literartura e Teologia nos Livros Poéticos e Proféticos do Velho Testamento
- Bib B03, Literatura e Teologia nos Evangelhos e Atos
- Bib B04, Literatura e Teologia Paulina
Interpretação Bíblica (IntBib)
O aluno é preparado para fielmente estudar e interpretar a Bíblia no seu contexto original e aplicá-la à realidade atual. Como tal, espera-se que o aluno venha a estabelecer uma ponte entre o mundo da Bíblia e o nosso próprio mundo, na perspetiva de que o texto bíblico antigo, inspirado e com autoridade continue a falar hoje. Tudo isto requer uma sólida metodologia de exegese e interpretação, bem como de princípios hermenêuticos relevantes que permitam que a mensagem do texto bíblico se mantenha atual.
- IntBib A01, Metodologia de Estudo da Bíblia
- IntBib A02, Hermenêutica
- IntBib B01, Língua e Exegese do VelhoTestamento I
- IntBib B02, Língua e Exegese do Velho Testamento II
- IntBib B03, Língua e Exegese do Novo Testamento I
- IntBib B04, Língua e Exegese do Novo Testamento II
- IntBib D01, Hermenêutica Bíblica e Metodologia Exegética
- IntBib D02, História, Cultura e Sociedade no Mundo Bíblico
- IntBib D03, Teologia Bíblica I: Pentateuco e Livros Históricos
- IntBib D04, Teologia Bíblica II: Profetas e Livros Poéticos e Sapienciais
- IntBib D05, Teologia Bíblica III: Jesus e os Evangelhos
- IntBib D06, Teologia Bíblia IV: Atos, Epístolas e Apocalipse
Teologia Integrada (Teol)
A Bíblia funciona como fundamento mas a teologia é importante ao constituir uma ponte que liga a mensagem original da Bíblia à realidade. A área curricular de Teologia Integrada dá ao aluno a oportunidade de refletir sobre a Bíblia e de sistematizar o que ela diz em reposta às questões centrais à existência; perguntas como: quem é Deus, qual o nosso destino e como Deus opera no nosso mundo, bem como muitas outras questões. A Teologia Integrada combina os recursos encontrados em várias áreas teológicas tradicionais: teologia bíblica, teologia sistemática e teologia histórica.
- Teol A01, Igreja: Natureza e Dinâmica
- Teol B01, História e Pensamento Cristão
- Teol B02, Teologia Integrada I: Deus e Criação
- Teol B03, Teologia Integrada II: Homem, Queda e Redenção
- Teol B04, Igreja em Missão e Religiões Mundiais
- Teol D01, História da Igreja e da Teologia
- Teol D02, Tópicos de Teologia Sistemática
- Teol D03, Apologética Cristã
Líderes-Servos Maduros que Ministram Eficazmente na Missão de Deus
Edificado sobre o sólido fundamento bíblico, deseja-se ver muitos crentes ativamente envolvidos na Missão de Deus, servindo o Senhor e os outros. A visão do STB é que todos os crentes sejam líderes-servos que servem o Senhor através dos seus dons e chamadas. Mas isso requer maturidade pessoal, compreensão do ministério e compreensão do mundo em que vivemos.
Outras três áreas curriculares lidam com estes desafios:
Desenvolvimento Pessoal (Des)
O serviço cristão e o ministério são muito mais do que simplesmente fazer. Requerem também o ser. Quem o servo é, em termos do seu carácter e ética; a sua capacidade para trabalhar em grupo com outros e servir verdadeiramente, em vez de ser servido; a sua capacidade para permanecer em Cristo e trabalhar sustentado pela abundância que se encontra na presença do Espírito Santo – estes e outros temas são explorados na área Desenvolvimento Pessoal. Reflete-se sobre o que significa ser líderes-servos maduros e providenciam-se ferramentas para serem usadas durante toda a vida com vista a um crescimento contínuo em direção à visão que Deus tem para cada um de nós. Maturidade, sabedoria, reflexão crítica e um crescimento permanente e sustentado são os nossos objectivos.
As finalidades transversais para esta área curricular são as seguintes:
- Compreender quem sou perante Deus e os outros.
- Desejar crescer para alcançar maturidade.
- Saber como manter um crescimento pessoal para a maturidade ao longo da vida.
- Fazer uma verificação pessoal regular para crescer em maturidade.
- Conhecer como ser bem sucedido na aprendizagem ao longo da vida.
- Valorizar a aprendizagem com outros.
- Realizar as escolhas certas e pensar eticamente em todas as circunstâncias.
- Escolher viver como Cristo através de amor, unidade, graça e de uma vida irrepreensível.
- Des A01, Desenvolvimento Integral
- Des A02, Fundamentos Espirituais – Permanecer
- Des B01, Ética Cristã I: Sociedade Actual, Homem e Deus
- Des B02, Ética Cristã II: Mordomia Integral
Competências e Estilo de Vida Ministerial (CEVM)
Deus chama os Seus filhos para agir, para servir. Assim sendo, eles desejam desenvolver competências em várias áreas de ministério: evangelismo, discipulado e aconselhamento; liderança e administração; comunicação nas suas diversas formas e pregação em particular; e ensino.
Mas competências de ministério não são suficientes. Tal como o título desta área curricular indica, é desejável ver todos a abraçar um estilo de vida de ministério – a ativamente procurar oportunidades de ministério que Deus vai colocando no caminho, a abraçar tudo na vida como uma oportunidade de servir Deus e os outros.
As finalidades transversais para esta área curricular são as seguintes:
- Compreender quem se é como ministro perante Deus e a comunidade.
- Estar comprometido com o ministério como estilo de vida e encorajar isso em outros.
- Crescer como ministro ao pôr em prática os dons pessoais e explorando novas áreas.
- Ser capaz de servir através de: evangelismo, discipulado, mentoria, relações de ajuda, comunicação, liderança, administração e ensino; ser capaz de adaptar estas formas de ministério tanto em contextos de igreja como fora da mesma e a diferentes grupos-alvo.
- Analisar e estar comprometido com decisões-chave na filosofia pessoal de ministério.
- CEVM A01, Estilo de Vida Ministerial
- CEVM A02, Evangelismo e Discipulado
- CEVM B01, Aconselhamento
- CEVM B02, Comunicação Cristã Contemporânea
- CEVM B03, Liderança e Administração
- CEVM B04, Homilética
- CEVM B05, Pedagogia e Didáctica
- CEVM C01a, Ministério Pastoral
- CEVM C01b, Ministério no Mercado de Trabalho
- CEVM C01c, Ministério Educacional
- CEVM D01, Tópicos de Missiologia
- CEVM D02, Teologia e Prática da Evangelização e Plantação de Igrejas
- CEVM D03, Pregação Expositiva
- CEVM D04, Teologia e Prática do Aconselhamento Cristão
- CEVM D05, Educação Cristã e Prática Docente
- CEVM D06, Práticas Ministeriais
Analise Cultural, Social e Religiosa (AnCSR)
Ser e fazer, as duas seguem lado-a-lado. Quem somos e o ministério em que estamos envolvidos ocorrem na missão de Deus e no Seu mundo. Análise Cultural, Social e Religiosa é concebida para fornecer uma visão clara da Missão de Deus, ajudando a melhor compreender as pessoas e a sociedade a quem Deus chamou a ministrar, e a sermos mais bem equipados para criar oportunidades de ministério relevantes para o nosso contexto.
As finalidades transversais para esta área curricular são as seguintes:
- Compreender, valorizar e investir na igreja e na sua missão.
- Conhecer e apreciar o Movimento Batista.
- Entender a cosmovisão ocidental e as suas implicações para a vida e para o ministério.
- Abarcar e estar comprometido com uma cosmovisão cristã.
- Saber quais são as grandes religiões mundiais e as suas implicações para a vida e para o ministério.
- Criar oportunidades de ministério em Portugal ao analisar a sociedade portuguesa.
- Poder responder de uma forma apologética.
- AnCSR A01, Cosmovisão Cristã e Cultura Contemporânea
- AnCSR A02, Apologética
- AnCSR B01, Cristianismo e Sociedade em Portugal
Formação que Forma
Formação Integradora (Integ)
Por uma lado, a informação isolada é difícil de se transformar em conhecimento útil e relevante. Por outro lado, uma aprendizagem baseada na sala de aula tem as suas limitações. Estes dois factos conduzem levam a que este curr´culo tente integrar os vários campos do saber o mais possível, orientando os alunos no sentido de se tornarem úteis e relevantes. É por isso que a palavra “integral” surge repetidamente no currículo. Para além desta condução geral no sentido da integração através do currículo, há também uma série de unidades curriculares que permitem ao aluno aplicar o que está a aprender na sala de aula a situações de ministério de vida real. Elas baseiam-se numa filosofia de “aprender fazendo” e “instrução-ação-reflexão”.
- Integ B01, Formação Integradora I
- Integ B02, Formação Integradora II
- Integ C01, Estágio
- Integ E01, Seminário de Orientação
- Integ E02, Trabalho Final (Dissertação ou Relatório de Projeto)
Opções (Op)
Ao mesmo tempo que se valoriza fortemente a importância da aprendizagem de uns com os outros, é reconhecido que cada pessoa é um indivíduo e tem necessidades e interesses particulares. Sendo esse o caso, um certo número de créditos está reservado para o aluno usar de um modo que fale aos seus interesses particulares. Podem ser opções criadas pelo STB e oferecidas de tempos a tempos ou podem ser propostas pelo aluno sob a orientação de um professor. Em qualquer dos casos, tornar possível estes créditos optativos tem por objetivo ajudar os alunos a avançar pessoalmente para o plano de Deus para eles.