Dados
- Código: CEVM B02
- ECTS: 5
- Área curricular: Competências e Estilo de Vida Ministerial
- Nível: Médio
- Ano/Semestre: 2º, 2º
- Precedências: Nenhuma
Descrição de Disciplina
Esta disciplina visa estimular o formando na identificação das características do processo de comunicação da comunidade evangélica portuguesa com o meio social em que se integram suas implicações teológicas, sociais e técnicas, de forma a que possa desenvolver modelos práticos de comunicação relevante, no seu ministério ou executivo – um comunicador com uma perspectiva cristã.
Grande Finalidade
Compreender a natureza da comunicação como um processo, identificar formas de comunicação, aprender a compreender a audiência, adaptar a mensagem e analisar os resultados. Explorar uma perspectiva cristã de comunicação e suas implicações.
Finalidades
Conhecimentos (SABER):
- Compreender o processo de comunicação no discipulado cristão, a função da igreja como meio e mensagem, e a adequação de cada forma de comunicação neste processo.
- Compreender como escolher a melhor forma de comunicar em relação ao ambiente, audiência e o assunto.
- Identificar e caracterizar as formas mais significativas de comunicação na actual comunidade evangélica portuguesa, avaliar a eficácia do seu actual uso e explorar alternativas.
Aptidões e capacidades (SABER FAZER)
- Identificar as implicações de comunicação como cultura, as diferentes teorias de formação de significado, sinais, comunicação inter-cultural.
- Avançar na sua capacidade para comunicação escrita: publicidade, propaganda, relações públicas, redes sociais e blogs.
- Avançar na sua capacidade para comunicação verbal: Falar em público.
Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)
- Avançar nos habitos de comunicação escrita e falada.
- Continuar criar bons habitos de ficar informada sobre os assuntos mais importantes no nível nacional e internacional para comunicar melhor com a nossa sociedade.
- Estar sempre atentas às outras pessoas para comunicar com mais relevância e tacto.
- Criar o desejo e o hábito de comunicar regularmente através dos vários meios para colocar a mensagem do Reino no mercado.
Filosofia Educacional
O docente procurará familiarizar o formando com os factos e princípios fundamentais e fontes credíveis de informação, proporcionando oportunidade para interpretar a informação. Serão usadas situações propícias para aplicar estes princípios dos quais o formando dará relatório. O formando também vai ter oportunidade de práticar a sua aprendizagem na sala de aula em várias formas: escrita e falada.
Obras Fundamentais
- SILVA, F. Ascenso da (org.) – Comunicação Cristão Contemporânea: Selecção de Textos.
Websites:
- Damaris: www.damaris.org
- Howstuffworks
Blogs:
- information/blog.htm
- www.computer.howstuffworks.com/internet/social-networking/