Dados

  • Código: Bib 2.2
  • ECTS: 5
  • Área curricular: Bíblia
  • Nível: Médio
  • Ano/Semestre: segundo ano, segundo semestre
  • Precedências: Introdução ao Velho Testamento (Bib A01)

Descrição de Disciplina

A Disciplina Livros Poéticos e Proféticos procurará fazer uma abordagem introdutória aos livros de poesia e de profecia, inserindo-os no seu contexto histórico e sociocultural. Aferir-se-á do seu valor literário, bem como do impacto da sua mensagem para o povo de Israel, assim como para nós, hoje. Serão examinados alguns trechos emblemáticos da Teologia compreendida nesses livros, como exemplo do que é possível fazer, de modo a usufruir do conteúdo e ensino experiencial desses livros da Escritura.

Grande Finalidade

A finalidade desta Disciplina é dar ao aluno uma compreensão geral dos Livros Poéticos e Proféticos, dando-lhe uma boa base para a compreensão da mensagem destes livros no contexto do povo Hebreu, e de cada indivíduo em particular e do que nós, hoje, podemos beneficiar, em termos da experiência e da Teologia neles contida.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Adquirir um conhecimento básico mas claro dos fundamentos bíblico-históricos que estão na base da literatura poética e profética, bem como do ensino aí contido, fazendo prova disso nas intervenções nas aulas e em exercícios escritos.
  • Descobrir, nos Livros Poéticos e Proféticos, o reconhecimento da dinâmica Divina na História e na vida do indivíduo e dar testemunho verbal e escrito da mesma, fundamentando-se na Palavra de Deus.
  • Articular com destreza todos os elementos fornecidos, demonstrando que domina bem o conteúdo desses livros no contexto do ministério cristão.d)    Possuir um bom conhecimento e domínio dos Livros Poéticos e Proféticos e enquadrar esse conhecimento no contexto histórico e teológico correcto.
  • Reter uma boa compreensão das principais questões contidas nesses livros e delas retirar o ensino certo.
  • Relacionar o crescimento e o desenvolvimento da igreja local com um aprendizado bíblico, correctamente fundamentado.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Expressar verbalmente a sua paixão, espanto e devoção pela redentora e santificadora actividade de Deus que nos constrange à participação no trabalho missionário da Igreja.
  • Articular a convicção de que o propósito primário da Igreja de Cristo é ser uma igreja missionária que serve os propósitos de Deus debaixo do poder e da autoridade do Espírito Santo na proclamação fiel da Palavra de Deus e na persuasão amorosa dos homens à fé.
  • Articular a fé com o respeito e conhecimento da cultura para a necessária remoção das barreiras culturais na comunicação do Evangelho, substituindo-as por pontes de contacto efectivo permitindo, assim, que o Evangelho chegue a cada segmento geracional da cultura.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Exibir características próprias de um servo cristão, com hábitos de vida e de ministério centrados no Senhor Jesus Cristo e fundados tão-somente na Escritura.
  • Demonstrar as características de um servo que reconhece a operação de Deus como base de todo o esforço cristão na transformação de vidas através dos méritos divinos da graça de Deus.
  • Revelar um amor profundo pela Palavra de Deus, perseverando na leitura da mesma.
  • Reconhecer que um servo de Deus só desenvolve a sua legitimidade espiritual baseando-se na suprema autoridade do Senhor Jesus Cristo.
  • Investir numa vida de oração.
  • Reconhecer a Escritura como algo mais do que uma fonte de informação, mas como a revelação de Deus cuja maior prioridade é a Sua própria honra e glória, passando pela busca e salvação dos perdidos, integrando-os na Igreja de Deus.

Conteúdos

Generalidades sobre os Livros Poéticos.

O livro de .

  • O lamento de Jó.
  • A Teologia.
  • Um esboço do livro de Jó.

O livro de Salmos.

  • Diferenciação dos Salmos.
  • Estrutura e temas.
  • Teologia.

O livro de Provérbios.

  • Esboço do livro.

O Livro de Eclesiastes.

  • O Pregador.
  • Estrutura e Teologia.

O Livro de Cântico dos Cânticos.

  • Diferentes falas – Esboço.

Os 17 Livros Proféticos.

  • Introdução.
  • Os Profetas e o seu contexto.
  • Início e auge da voz profética – motivos.

Os 5 Livros dos Profetas maiores (?).

O Livro de Isaías e a sua mensagem.

O Livro de Jeremias.

  • O difícil contexto histórico de Jeremias.

Lamentações.

O Livro de Ezequiel.

O Livro de Daniel.

  • A literatura apocalíptica.
  • Resumo sobre os Livros dos Profetas maiores.

Os 12 Livros dos Profetas menores.

  • Introdução geral.

Os Livros de Oseias, Joel e Amós.

  • Mensagem.

Obadias, Jonas e Miqueias.

  • Lições práticas.
  • Teologia.

Naum, Habacuque e Sofonias.

Os Livros de Ageu, Zacarias e Malaquias.

  • Os Profetas do regresso.
  • Do último Profeta a João Baptista.
  • O silêncio da voz profética.
  • Consequências.
  • Teologia.

Filosofia Educacional

É importante manter as leituras em dia, a fim de que, aquilo que o professor expõe na aula não soe estranho a ninguém. Além disso, o hábito de ler deveria ser cultivado por todos, como ferramenta indispensável para uma boa aprendizagem, ao mesmo tempo que prepara o aluno para os debates na aula e, também, para possíveis perguntas que bem podem resolver dúvidas existentes.

Atividades de Aprendizagem e Formas de Avaliação

  • Leituras, participação na aula e pontualidade: – As leituras, indicadas no Calendário das aulas, são um preparo prévio para as aulas, ajudando bastante no debate participativo.
  • Testes intercalares: – Teremos, no decorrer do Semestre, 4 Testes intercalares que versam sempre sobre a matéria dada. A razão de ser destes Testes é a necessidade de se ter um domínio constante da matéria dada.
  • Exame Final: – No final do Semestre, tal como agendado, os alunos responderão a um Exame escrito, o qual contemplará a matéria dado durante o Semestre. Para este Exame, assim como para os Testes indicados, é permitido o uso da Bíblia.

Leituras e Outros Recursos Principais

  • BAXTER, J. Sidlow. Examinai as Escrituras. 6 vols., vols. 3-4, trad. de Neyd Siqueira, Edições Vida Nova, São Paulo, 1992, 275 p + 291 p +299 p + 304 p.
  • HENDRIKSEN, William. Survey of the Bible. 4ª ed. revista, Evangelical Press, Darlington, 1990, 495 p.
  • HILL, E. Andrew & J. H. Walton. Panorama do Antigo Testamento. 1ª ed., Trad. de Lailah de Noronha, Editora Vida, São Paulo, 2006, 684 p.
  • KAISER, Walter C. Jr. Teologia do Antigo Testamento. 2ª ed., revista, trad. de Gordon Chown, Edições Vida Nova, São Paulo, 1984, 235 p.
  • LASOR, William S., David A. Hubbard, Frederic W. Bush. Introdução ao Antigo Testamento. 1ª ed., trad. de Lucy Yamakami, Edições Vida Nova, São Paulo, 1999, 851 p.
  • SCHULTZ, Samuel J. A História de Israel. Tradução de João Marques Bentes, Edições Vida Nova, São Paulo, 1977, 413 p.
  • YOUNG, Edward J. An Introduction to the Old Testament. Ed. revista, William B. Eerdmans Publishing, Grand Rapids, 1975, 432 p.
  • WYART, Peter. Atlas Vida Nova – da Bíblia e da História do Cristianismo. 1ª ed., trad. de Robinson Malkomes e Eber Cocareli, Edições Vida Nova, São Paulo, 1997, 160 p.