Dados
- Código: CEVM B03
- ECTS: 5
- Área curricular: Competências e Estilo de Vida Ministeriais
- Nível: Médio
- Ano/Semestre: 3º, 1º
- Precedências: Nenhuma
Descrição de Disciplina
O propósito desta disciplina é estimular o crescimento e reforçar as competências dos alunos enquanto líderes cristãos. O percurso seguido na busca deste propósito incluirá reflexão sobre as Escrituras e sobre o modelo de “líder-servo” dado por Jesus, a leitura, análise e crítica de várias fontes contemporâneas no campo da liderança, interação e debate com os colegas e com o professor, e a experiência prática de liderar projetos e avaliar os resultados. Acima de tudo, pretende-se que este percurso seja uma jornada de autoexame e reflexão pessoal sobre os propósitos de Deus para cada participante, e os hábitos de mente, coração e vida que serão necessários para realizar estes propósitos. O alvo maior é a apresentação das nossas vidas ao Senhor da seara como ferramentas úteis e eficazes, prontas para uma participação frutífera na expansão do Reino dos Céus.
Grande Finalidade
No enquadramento da proposta deste programa de curso, esta disciplina visará a preparação do estudante para eficazmente ministrar no ambiente onde Deus o chamou a agir, tendo sempre como resultado uma experiência transformadora que afetou definitivamente para bem, todas as dimensões do seu viver.
Finalidades
Conhecimentos (SABER):
- Examinar a natureza da liderança à luz do exemplo de Jesus Cristo como “Servo-Lider”.
- Estudar exemplos bíblicos da liderança.
- Avaliar modelos e literatura contemporâneos da liderança.
Aptidões e capacidades (SABER FAZER)
- Saber elaborar e utilizar os principais instrumentos administrativos no âmbito do ministério da Igreja Local.
- Saber identificar, reunir e gerir os recursos materiais necessários para o trabalho de uma equipa.
- Definir objectivos e alvos apropriados baseados nos valores e na visão.
- Conceber um plano prático para a realização dos objectivos e alvos definidos.
Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)
- Estabelecer os fundamentos da “auto-liderança,” com uma identidade segura, valores significativos e uma visão pessoal inspirada.
- Mobilizar, motivar e coordenar uma equipa para realizar os planos e atingir os objectivos.
- Cultivar hábitos de auto-gestão através da mordomia fiel da vida.
Filosofia Educacional
Tal como é sugerido na descrição desta disciplina e nos alvos acima referidos, o estudo da Liderança Cristã é mais do que um exercício académico. Trata-se de um percurso de análise e reflexão sobre quem é Jesus, quem sou eu e como poderei contribuir para a multiplicação de líderes-servos no contexto da Igreja de Cristo. A essa profundidade no conhecimento de Jesus como Líder-Servo e a aplicação deste exemplo no mundo atual requer não apenas uma informação cognitiva, mas sérias mudanças no domínio da atitude e da reunião de vontades. Estas dinâmicas no processo de aprendizagem desenvolvem-se através do apreço pelo conhecimento partilhado, pelas reflexões dos alunos registadas em diário, e pelo contributo determinante dos alunos nas aulas. Todos os participantes neste ambiente de aprendizagem precisam de uma postura de aprendizes em que cada um sabe qual é o seu papel específico e nele contribui para o enriquecimento de todos.
Obras Fundamentais
HYBELS, Hill – Liderança Corajosa, trad. James Monteiro dos Reis. São Paulo: Editora
Vida, 2002.
PHILLIPS, Richard D. – O Coração de um Executivo – Lições de Liderança a partir da vida
do rei Davi, trad. Antivan Guimarães Mendes. Campinas, São Paulo: Editora United
Press. 2002.
WILKES, C. Gene – O Último Degrau da Liderança – Descobrindo os segredos da
liderança de Jesus, trad. Neyd Siqueira. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.