Dados

  • Código: CM D05
  • ECTS: 3
  • Área curricular: Competências Ministeriais
  • Nível: Especializado
  • Regime: B-learning
  • Precedências obrigatórias: Não aplicável

Descrição de Disciplina

Atividades ministeriais supervisionadas e/ou participação em seminários, cursos extracurriculares e outras atividades académicas para além das restantes unidades curriculares.

Grande Finalidade

Esta unidade curricular visa mobilizar os saberes teóricos, práticos e metodológicos, adquiridos ao longo do curso, em prol de um aperfeiçoamento da prática ministerial do aluno, tanto no âmbito eclesial como também através de sua intervenção em programas e organizações sociais e diaconais.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Compreender que o objetivo último da reflexão e construção teológicas não é especulativo, mas o aperfeiçoamento para a práxis, segundo os valores do Reino de Deus apresentados nas Escrituras Sagradas.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Desenvolver um estilo ministerial que alie reflexão teológica e práxis ministerial e que supere as tendências ao ativismo irrefletido, por um lado, e a contemplação desconectada da realidade, por outro.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Estabelecer vínculos entre a ação ministerial da igreja, a edificação de comunidades e sua relação com a sociedade, de modo a realizar ações relevantes em diversas áreas do ministério cristão, como parte de seu serviço à obra de Cristo no mundo.

Filosofia Educacional

O processo de ensino-aprendizagem está centrado no aluno. A realização das atividades sugeridas, tanto teóricas quanto práticas, corresponderão a um planeamento individualizado, respeitando os prazos estipulados no programa de estudo da unidade curricular. Espera-se que cada aluno se envolva de forma responsável e criativa nas atividades propostas e seja capaz de refletir, de forma crítica e construtiva, sobre a sua prática ministerial diante dos conteúdos e competências a que foi exposto.

Obras Fundamentais

BRINGHENTI, Agenor. A Pastoral dá o que Pensar: A Inteligência da Prática Transformadora da Fé. São Paulo: Paulinas – Siquem, 2006. [BibSTB – s/c]
CARLOS JÚNIOR, Antonio, FRANCO, Cristiano Rezende e CÉSAR, Elben M. Lenz. Como Anunciar o Evangelho entre os Presos: Teologia e Prática de Capelania Prisional. Viçosa: Ultimato, 2016. [BibProf]
CARTER, James E. e TRULL, Joe E. Ética Ministerial: Guia para a formação moral de líderes cristãos. São Paulo: Vida Nova, 2010. [BibSTB – 241.641 Car]
FLORISTAN, Casiano. Teologia Practica: Teoria Y Práxis de la Accion Pastoral. Salamanca: Sigueme, 1993. [BibSTB – 230 Flo]
GAEDE NETO, Rodolfo, PLETSCH, Rosane e WEGNER, Uwe (Orgs). Práticas Diaconais, subsídios bíblicos. São Leopoldo: Sinodal – CEBI, 2004. [BibProf]
KELLER, Timothy. Justiça Generosa: A graça de Deus e a justiça social. São Paulo: Vida Nova, 2013. [BibSTB – 261.8 Kel] Ministérios de Misericórdia: O Chamado Para A Estrada de Jericó. São Paulo: Vida Nova, 2016. [BibSTB – 253 Kel]
PETERSON, Eugene. Um Pastor Segundo o Coração de Deus: um antídoto para algumas práticas superficiais, empresariais e, essencialmente, seculares que fazem parte do ministério pastoral. Rio de Janeiro: Textus, 2000. [BibSTB – 253.2 Pet]
PIPER, John e CARSON, D. A. O Pastor Como Mestre e o Mestre Como Pastor. Reflexões na vida e ministério. São José dos Campos: Editora Fiel, 2011. [Bib STB – 253 Pip]
VANHOOZER, Kevin J. e STRACHAN, Owen. O Pastor como teólogo público: recuperando uma visão perdida. São Paulo: Vida Nova, 2016. [BibSTB – 253 Van]