Teologia Integrada II: Homem, Queda e Redenção

Dados

  • Código: Teol 3.2.1
  • ECTS: 5
  • Área curricular: Teologia Integrada
  • Nível: Médio
  • Ano/Semestre: terceiro ano, segundo semestre
  • Precedências obrigatórias:
  • Professor Titular: Alan Pallister
  • Língua: Português

Descrição de Disciplina

Estudo aprofundado e sistemático das doutrinas bíblicas do homem, da sua queda, da sua redenção e do plano último de Deus para a Sua igreja e para o universo.

Grande Finalidade

Perceber melhor a grandeza do homem, como ser criado, e a sua miséria como ser caída, analizando biblicamente a maneira como Deus agiu para a sua salvação e para a restauração do universo danificado pela queda. Analizar a obra do Espírito Santo na nossa vida e na da igreja. Considerar perspetivas futuras do homem com e sem Cristo.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Apreciar o ensino bíblico acerca do homem na sua grandeza como ser criado e no facto de ter sido criado homem e mulher.
  • Compreender melhor o alcance global, individual e coletivo, do problema do pecado humano e a impossibilidade de o homem por si resolver esse problema.
  • Compreender a maneira como os conceitos bíblicos de vocação e graça comum podem ter implicações para toda a nossa compreensão do mundo e a nossa vida – tanto para o nosso serviço a nivel da igreja como para o nosso papel na sociedade.
  • Ganhar uma noção bíblica e equilibrada da noção do dom e ministérios do Espírito Santo.
  • Ter melhores bases bíblicas para afirmar que o verdadeiro crente não pode perder a sua salvação e que precisa de experimentar a santificação como realidade diária.
  • Ganhar uma noção  das diferentes perspetivas escatológicas (alternativas) do reinado de Cristo e de aquilo que a Bíblia afirma sobre o futuro do homem com e sem Cristo.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  •  Saber valorizar o ser humano como criação divina, dando valor à sua dignidade e ao valor que o Criador investiu na especificidade do homem e da mulher.
  • Saber sentir e agir com base no facto de o homem, sendo pecador, não poder alcançar a graça de Deus pelos seus próprios meios.
  • Saber afirmar o sentido de vocação, dada por Deus, na situação de cada um na igreja e na sociedade.
  • Saber identificar melhor a forma como Deus equipou cada um pela obra do Seu Espírito Santo, ocupando o seu lugar na manifestação local do Corpo de Cristo a que pertence.
  • Saber valorizar e argumentar o dom da salvação como sendo segura e eterna..
  • Saber distinguir entre aquilo que é secundário em questões relacionadas com o futuro (questões em que crentes igualmente sérios tomam posições diferentes) e questões que todo o crente deve afirmar com clareza.
  • Saber defender convições teológicas com uso de passagens bíblicas específicas devidamente citadas e analizadas.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Ganhar uma auto-estima sadia fundamentada na convição da dignidade e valor que Deus conferiu a cada um.
  • Situar-se melhor em relação com o dom da masculinidade e feminilidade que Deus conferiu a cada um.
  • Descobrir mais implicações concretas do facto de cada um ser um vocacionado na sua igreja e na sociedade.
  • Ter convições mais seguras sobre a plenitude do Espírito e sobre a salvação como um dom eterno.
  • Articular a firmeza em questões de convição essencial e a tolerância e respeito em questões que admitem diferentes posições.

Conteúdos

O homem: a sua criação.

  • Perspetivas ateístas sobre a origem do homem
  • O ser humano como homem e mulher.
  • A essência da natureza do homem
  • Debate sobre o papel do homem e da mulher na sociedade.
  • O ministério da mulher na igreja.

O pecado

Debate sobre a questão do pecado hereditário

A graça comum

Debate sobre o sentido da vocação no Reino de Deus.

Eleição e reprovação

A chamada do Evangelho e a chamada eficaz.

A regeneração

Debate sobre o sentido da regeneração e a justificação na doutrina da Igreja Católica.

A conversão

Debate sobre a decisão e a conversão

A adoção e a santificação

Debate sobre o perfecionismo

O batismo e a plenitude do Espírito Santo.

Os dons espirituais.

Debate sobre os dons espirituais (alguns específicos).

A perseverança dos santos.

Debate sobre a possibilidade de perder a salvação

A morte, estado intermediário e glorificação.

Debate sobre o aniquilacionismo.

A união com Cristo.

A volta de Cristo: quando e como?

Debate sobre perspetivas do milénio

O juízo final e o castigo eterno.

Debate sobre o universalismo.

Filosofia Educacional

Nesta disciplina o aluno deve ter o seu exemplar do livro «Teologia Sistemática» e deve ler as páginas indicadas antes da aula em que vão ser comentadas. Para cada debate um (ou dois alunos trabalhando em conjunto) a avaliação será baseada na apresentação oral, mas a entrega de power-points ou resumos da
matéria será também útil. Cada aluno deverá apresentar apenas um tema para debate.
Os testes serão para avaliação apenas do material dado a partir do teste anterior, mas avaliarão toda a matéria incluída no livro indicado e em outros materiais usados distribuídos – independentemente de esta matéria ter sido tratada na aula ou não.

Atividades de Aprendizagem e Formas de Avaliação

A avaliação contínua levará em conta o cuidado do aluno em ler antecipadamente os capítulos indicados de «Teologia Sistemática».
A avaliação das apresentações para debates terá em conta a pesquisa feita em outros materiais (da biblioteca, da Internet, etc.) sem ser só na «Teologia Sistemática». Será contemplada também a capacidade do aluno de trabalhar em equipe com os seus colegas e de gerir o debate.
Os testes consistirão normalmente de perguntas objectivas para serem respondidos com entre 5 e 10 linhas.

  • Teste 1
  • Teste 2
  • Teste 3
  • Apresentação oral e debate

Leituras e Outros Recursos Principais

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