Literatura e Teologia no Pentateuco e Livros Históricos do VT

Dados

  • Código: Bib 2.1
  • ECTS: 5
  • Área curricular: Bíblia
  • Nível: Médio
  • Ano/Semestre: segundo ano, primeiro semestre
  • Precedências obrigatórias: Bib 1.1
  • Professor Titular: João Nunes
  • Língua: Português

Descrição de Disciplina

A Disciplina Pentateuco e Livros Históricos abordará o mundo bíblico, com incidência especial no que tange ao povo judeu, como exposto no Velho Testamento, simultaneamente transmitindo ao aluno conhecimentos históricos, políticos, geográficos e sociais acerca de Israel e dos povos que interagem com a nação israelita, dando ao aluno uma panorâmica abrangente do Velho Testamento, bem como da Teologia que subjaz, enforma e enriquece o Velho Testamento.

Grande Finalidade

A finalidade desta Disciplina é dar ao aluno uma compreensão geral do Pentateuco e dos demais Livros Históricos, dando-lhe uma boa base para a compreensão histórica da mensagem destes livros no contexto do povo Hebreu, dos povos com quem a nação Israelita interage e da Teologia neles contida.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Adquirir um conhecimento básico mas claro dos fundamentos bíblico-históricos e teológicos, fazendo prova disso nas intervenções nas aulas e em exercícios escritos.
  • Descobrir, no Pentateuco e nos demais Livros Históricos, o reconhecimento da dinâmica Divina na História e dar testemunho verbal e escrito da mesma, fundamentando-se na Palavra de Deus.
  • Articular com destreza todos os elementos fornecidos, demonstrando que domina bem o conteúdo bíblico no contexto do ministério cristão.
  • Possuir um conhecimento panorâmico da Bíblia e enquadrá-lo no contexto histórico e teológico correcto.
  • Reter uma boa compreensão das principais questões veterotestamentárias e delas retirar o ensino certo.
  • Relacionar o crescimento e o desenvolvimento da igreja local com um aprendizado bíblico, correctamente fundamentado.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Expressar verbalmente a sua paixão, espanto e devoção pela redentora e santificadora actividade de Deus que nos constrange à participação no trabalho missionário da Igreja.
  • Articular a convicção de que o propósito primário da Igreja de Cristo é ser uma igreja missionária que serve os propósitos de Deus debaixo do poder e da autoridade do Espírito Santo na proclamação fiel da Palavra de Deus e na persuasão amorosa dos homens à fé.
  • Articular a fé com o respeito e conhecimento da cultura para a necessária remoção das barreiras culturais na comunicação do Evangelho, substituindo-as por pontes de contacto efectivo permitindo, assim, que o Evangelho chegue a cada segmento geracional da cultura.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Exibir características próprias de um servo cristão, com hábitos de vida e de ministério centrados no Senhor Jesus Cristo e fundados tão-somente na Escritura.
  • Demonstrar as características de um servo que reconhece a operação de Deus como base de todo o esforço cristão na transformação de vidas através dos méritos divinos da graça de Deus.
  • Revelar um amor profundo pela Palavra de Deus, perseverando na leitura da mesma.
  • Reconhecer que um servo de Deus só desenvolve a sua legitimidade espiritual baseando-se na suprema autoridade do Senhor Jesus Cristo.
  • Investir numa vida de oração.
  • Reconhecer a Escritura como algo mais do que uma fonte de informação, mas como a revelação de Deus cuja maior prioridade é a Sua própria honra e glória, passando pela busca e salvação dos perdidos, integrando-os na Igreja de Deus.

Conteúdos

O Pentateuco: Origem, Autoria, Crítica.

  • Generalidades sobre o Pentateuco e os demais Livros Históricos.
  • A Teologia do Pentateuco.

Génesis: Estrutura e Temas.

  • Jacó e a sua família no Egipto.
  • Consequências. Teologia.

Êxodo: Estrutura.

  • Os Hebreus no Egipto.
  • Moisés, o Legislador.
  • A libertação. Implicações Teológicas.

Levítico: Estrutura.

  • Os Sacrifícios, e a Teologia envolvida.

Números: Estrutura.

  • Um povo em Peregrinação.

Números:

  • Lições Várias aplicadas.

Deuteronómio:

  • Estrutura.
  • Os Discursos Mosaicos.

Os demais Livros Históricos:

Josué, Juízes e Rute.

  • O “afunilar” da promessa.

1Samuel e 2Samuel – Tempos de Transição.

  • Monarquia Unida/Dualista.

2Samuel – Israel, apogeu e divisão.

  • Um povo, dois reinos.

O Livro de 1Reis. Dois Reinos irmãos, mas de costas voltadas.

O Livro de 2Reis. A Queda de Israel – O Cativeiro Assírio.

  • A História do Reino de Judá.

O Livro de 2Reis. A Queda de Jerusalém – O Cativeiro Babilónico e as suas consequências.

  • Os algozes de Israel e de Judá. Lições.
  • As Reformas Religiosas em Judá, por contraste com a Idolatria em Israel.
  • Consequências/Teologia.

Os Livros de Crónicas e o seu interesse.

Filosofia Educacional

É importante manter as leituras em dia, a fim de que, aquilo que o professor expõe na aula não soe estranho a ninguém. Além disso, o hábito de ler deveria ser cultivado por todos, como ferramenta indispensável para uma boa aprendizagem, ao mesmo tempo que prepara o aluno para os debates na aula e, também, para possíveis perguntas que bem podem resolver dúvidas existentes.

Atividades de Aprendizagem e Formas de Avaliação

  • Leituras, participação na aula e pontualidade: – As leituras, indicadas no Calendário das aulas, são um preparo prévio para as aulas, ajudando bastante no debate participativo.
  • Testes intercalares: – Teremos, no decorrer do Semestre, 4 Testes intercalares que versam sempre sobre a matéria dada. A razão de ser destes Testes é a necessidade de se ter um domínio constante da matéria dada.
  • Exame Final: – No final do Semestre, tal como agendado, os alunos responderão a um Exame escrito, o qual contemplará a matéria dado durante o Semestre. Para este Exame, assim como para os Testes indicados, é permitido o uso da Bíblia.

Leituras e Outros Recursos Principais

  • BAXTER, J. Sidlow. Examinai as Escrituras. 6 vols., vols. 1-4, trad. de Neyd Siqueira, Edições Vida Nova, São Paulo, 1992.
  • FRANCISCO, Clyde. T. Introdução ao Velho Testamento. 1ª ed., trad. de António Neve Mesquita, Junta de Educação Religiosa e Publicações, Rio de Janeiro, 1969, 288 p.
  • HENDRIKSEN, William. Survey of the Bible. 4ª ed. revista, Evangelical Press, Darlington, 1990, 495 p.
  • HILL, E. Andrew & J. H. Walton. Panorama do Antigo Testamento. 1ª ed., Trad. de Lailah de Noronha, Editora Vida, São Paulo, 2006, 684 p.
  • KAISER, Walter C. Jr. Teologia do Antigo Testamento. 2ª ed., revista, trad. de Gordon Chown, Edições Vida Nova, São Paulo, 1984, 235 p.
  • LASOR, William S., David A. Hubbard, Frederic W. Bush. Introdução ao Antigo Testamento. 1ª ed., trad. de Lucy Yamakami, Edições Vida Nova, São Paulo, 1999, 851 p.
  • MESQUITA, António Neves de. Povos e Nações do Mundo Antigo. 2ª ed., Casa Publicadora Batista, Rio de Janeiro, 1973, 337 p.
  • SCHULTZ, Samuel J. A História de Israel. Tradução de João Marques Bentes, Edições Vida Nova, São Paulo, 1977, 413 p.
  • YOUNG, Edward J. An Introduction to the Old Testament. Ed. revista, William B. Eerdmans Publishing, Grand Rapids, 1975, 432 p.
  • WYART, Peter. Atlas Vida Nova – da Bíblia e da História do Cristianismo. 1ª ed., trad. de Robinson Malkomes e Eber Cocareli, Edições Vida Nova, São Paulo, 1997, 160 p.

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