Formação Integradora I

Dados

  • Código: Integ 2.1
  • ECTS: 2
  • Área curricular: Formação Integradora
  • Nível: Médio
  • Ano/Semestre: segundo ano, primeiro semestre
  • Precedências obrigatórias: 60 ECTS já completados
  • Professores Titulares: Vicky Arabis e Ricardo Rufino
  • Língua: Português

Descrição de Disciplina

Formação Integradora tem como propósito o desenvolvimento do carácter e das capacidades ministeriais do aluno, através do envolvimento semanal em oportunidades práticas de evangelização, discipulado, e serviço na igreja ou na comunidade. Fundamentada na base desta abordagem experiencial, o aluno terá oportunidade de fazer auto-avaliação regular e de reflectir sobre questões importantes na área de ministério. O aluno vai encontrar oportunidades interessantes e desafiadoras de aplicar a aprendizagem adquirida em sala de aula para promover o seu desenvolvimento pessoal e ministerial. Ou seja, este curso deverá permitir ao aluno integrar vários aspectos da sua personalidade, carácter e capacidades ministeriais enquanto estão envolvidos em ministério (amplamente entendido). Cada estudante que termina o seu programa no Seminário terá experimentado uma ampla variedade de oportunidades através de Formação Intergradora.

Grande Finalidade

  • Ao tirar esta disciplina, o aluno deve sentir-se mais capacitado de expressar um estilo de vida ministerial seja qual for o contexto.
  • A disciplina deve servir como oportunidade de experimentar uma variedade de oportunidades ministeriais para desenvolver áreas de carácter e de habilidades ministeriais.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Os alunos vão aprender a reconhecer os seus dons, habilidades e capacidades de Deus, de usá-los e desenvolvê-los num contexto de ministério.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Os estudantes devem desempenhar um papel de selecção, desenvolvimento, implementação e avaliação de iniciativas de serviço cristão.
  • Os estudantes devem melhorar a sua habilidade na escrita de relatórios, fazendo comentários e de dando “feedback” aos outros estudantes.
  • Os estudantes devem aprender o valor de comparência e participação fiel em todos os compromissos de ministério.
  • Os alunos vão saber como fazer uma apresentação relevante e precisa do evangelho.
  • Os alunos serão desafiados a criar e manter trabalho em equipa e unidade.
  • Os alunos terão de desenvolver e manter a disciplina de preparação pessoal e da preparação de aulas.
  • Os alunos serão desafiados a liderar consoante a oportunidade surgir.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Os alunos deverão reflectir e pensar criticamente sobre oportunidades semanais e ministério em geral.
  • Os alunos deverão manter uma atitude positiva e uma forte reflexão em valores cristãos.
  • Os alunos serão incentivados a reconhecer e ajudar a desenvolver os dons dos outros.
  • Os alunos virão a valorizar a importância de estar firmemente enraizados na Palavra de Deus; de estar comprometidos em orar e do ministério do Espírito Santo.
  • Os alunos irão aprender a importância do compromisso com aqueles a quem estão ministrando, bem como o compromisso com a equipa.
  • Os alunos irão apreciar a importância, bem como a dificuldade de dar de si mesmo quando não sabem como dar mais, de ser flexível e trabalhar com ideias de outras pessoas, de ouvir e aprender com a instrução e crítica.
  • Os alunos vão conhecer o valor de um estudo regular e crítico da Bíblia.

Conteúdos

Aprendizagem experiencial e ministerial numa das seguintes áreas:

  • ministério na igreja
  • evangelismo
  • serviço à comunidade
  • ministério para-eclesiástico

Filosofia Educacional

As Escrituras são muito claras em como discípulos e seguidores de Jesus Cristo, temos uma responsabilidade pessoal para chegar aos que nos rodeiam. Ler livros e estudar numa sala de aula ajuda a formular a nossa compreensão de Deus, de nós mesmos e do mundo em que vivemos, mas junto com isso está o valor da aprendizagem experiencial para sair além dos livros e da sala de aula, colocando a teoria em prática, testando princípios e verdades, e experimentar Deus de uma forma que apenas o serviço prático pode trazer às nossas vidas. A fim de facilitar essa necessidade de aplicação prática e experiência, bem como o crescimento do carácter do programa FI permite uma grande variedade de oportunidades de ministério que abrange todas as faixas etárias e as variedades de necessidades entre cristãos e não-cristãos. A natureza e o alcance desses ministérios irão variar dependendo das necessidades das pessoas a serem ministradas em cada uma das
actividades específicas do ministério.

Atividades de Aprendizagem e Formas de Avaliação

  • Orientação: 2 horas (grupo), 1 hora (individual)
  • Participação nas atividades do ministério, incluindo um trabalho assinado e entregue no gabinete FI.
  • Registo de posts semanal
  • Avaliação de carácter, em um parágrafo
  • Trabalho Escríto: o que o aluno aprendeu na sua experiência
  • Formulário de Avaliação: Necessita de ser preenchido até o último dia da semana de exames finais.

Leituras e Outros Recursos Principais

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Telefone: 214 373 036 | Telemóvel: 968 017 651 | E-mail: geral@seminariobaptista.com.pt