Ética Cristã I: Sociedade Actual, Homem e Deus

Dados

  • Código: Des 2.1
  • ECTS: 5
  • Área curricular: Desenvolvimento Pessoal
  • Nível: Médio
  • Ano/Semestre: segundo ano, primeiro semestre
  • Precedências obrigatórias: nenhuma
  • Professor Titular: Alan Pallister
  • Língua: Português

Descrição de Disciplina

Estudo aprofundado e prático dos quatro primeiros mandamentos do Decálogo, e todos os textos bíblicos relacionados, estabelecendo bases para a conduta do cristão perante o seu Deus e perante a sociedade humana.

Grande Finalidade

Considerar os elementos que distinguem uma ética bíblica, por contraste com o relativismo prevalecente, e situar o aluno em relação com a chamada que Deus lhe deu para viver de uma forma íntegra perante Ele e como elemento comprometidono mundo atual.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Ter uma visão histórica do que significou ser ético em diferentes períodos da história e, especialmente, na sociedade secular, pós-moderno.
  • Ganhar alguma familiaridade com termos usados por eticistas, critãos e outros, na formulação das suas posições.
  • Apreciar o ensino do VT e NT acerca da ética do homem na sua relação com Deus e testemunho perante o mundo.
  • Considerar os mandamentos 1 a 4 à luz das diversas interpretações históricas que lhes foram dadas e à luz do ensino global do Velho e Novo Testamentos.
  • Conhecer as áreas da vida atual às quais estes princípios devam ser aplicados, desenvolvendo ferramentas para esse processo de aplicação.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Saber definir princípios éticos absolutos, distinguindo-os de áreas éticas em que há necessariamente diferenças de opinião entre os cristãos.
  • Aplicar a ética dos quatro primeiros mandamentos, de uma forma ao mesmo tempo firme e perspicaz, a questões de vida e conduta que nos desafiam na atualidade.
  • Aprender de materiais (revistas, Internet, livros, etc.) que debatem questões éticas, confrontando posições diferentes, e desenvolver capacidades de dirigir debates sobre estes mesmos temas nas aulas.
  • Compreender a maneira como o momento histórico por vezes obrigou cristãos comprometidos a tomar posições aparentemente diferentes, mantendo em vista os mesmos princípios bíblicos norteadores.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Ao descobrir ou redescobrir os ensinos bíblicos o aluno estará necessariamente envolvido numa revisão de vida, que o afetará não só na postura ética pessoal que tome mas também no tipo de compromisso que assume e desenvolve na sua igreja e como membro da sociedade.
  • Ao mesmo tempo que o debate permitirá perceber e gerir diferenças irá fortalecer convições, de maneira que o que o aluno aprende a ser na aula o venha a ser fora da aula.
  • O aluno examinará os seus hábitos pessoais, uso do tempo e atividades de lazer de uma forma honesta à luz das questões estudadas e debatidas nas aulas.
  • O aluno aprenderá a relacionar-se de uma forma mais construtiva com os «publicanos e pecadores» da sociedade moderna, compreendendo que um grande distanciamento a nível ético não implica a pureza farisáica de uma igreja separatista que se considere «pura» e que se interesse em condenar mas não em comunicar esperança e transformação.

Conteúdos

Pensamento ético na história, sistemas éticos, ética na Reforma, no iluminismo, no racionalismo e na pós-modernidade; ética da situação; ética monoteísta no V.T. e N.T. com implicações a nível da vida familiar; a proibição das imagens numa perspectiva bíblica e histórica; «imagens» no mundo actual; a questão da arte cristã; a ética do uso do nome de Deus no V.T., no N.T. e no mundo actual; a ética do trabalho e do descanso no V.T., N.T. e na história; questões actuais de trabalho, lazer, reforma e desemprego.

Filosofia Educacional

Haverá uma tentativa de descrever como, ao longo da história, o homem chega a definir para si as bases éticas para a sua vida. O aluno deve situar-se na época actual, no fim da pós-modernidade, e tentar compreender o que significa para o homem do nosso tempo afirmar que «deve» ou que «não deve» proceder de uma determinada forma.

Neste contexto será apreciado o conceito bíblico da ética, no contexto da doutrina bíblica da graça de Deus, o que torna possível a ética ser simultaneamente deontológica e uma expressão da gratidão do homem crente perante o seu Deus.

Serão estudados os quatro primeiros mandamentos do decálogo, com as suas implicações para a atualidade. Haverá uma série de debates, preparados na maior parte dos casos pelos alunos, principalmente sobre questões éticas atuais. Eles devem realizar as suas próprias pesquisas, na bibliografia indicada e em materiais recolhidos da Internet, para poderem fazer uma apresentação oral de 15 minutos, introduzindo o debate. O comportamento ético do aluno, mesmo dentro da aula, terá implicações na sua avaliação.

Atividades de Aprendizagem e Formas de Avaliação

  • Apresentação oral introduzindo debates
  • Testes 1, 2 e 3
  • Participação na aula

Leituras e Outros Recursos Principais

O livro básico de estudo será «Ética Cristã Hoje» de Alan Pallister, ed. Núcleo 2002. Como esta obra está no processo de revisão, serão distribuídas folhas do texto revisto, ainda antes da sua publicação.

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