Estilo de Vida Ministerial

Dados

  • Código: CEVM 1.1
  • ECTS: 5
  • Área curricular: Competências e Estilo de Vida Ministerial
  • Nível: Básico
  • Ano/Semestre: primeiro ano, primeiro semestre
  • Precedências obrigatórias: nenhuma
  • Professor Titular: António Rodolpho
  • Língua: Português

Descrição de Disciplina

A exploração do conceito de ministério numa perspectiva holística entendida pessoalmente. Análise de estratégias práticas para o desenvolvimento de um estilo de vida ministerial.

Grande Finalidade

Compreender e experimentar o conceito de ministério numa abordagem holística, com o fim de desenvolver e praticar regularmente um estilo de vida ministerial.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Compreender o que é o ministério, sua origem e alcance, como e onde acontece e o seu desenvolvimento pessoal e em equipa na sociedade actual.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Desenvolver um estilo de vida ministerial.  Desenvolver metodologia de reflexão e aplicação da fé nas vivências.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Depender do Espírito Santo e do seu enchimento.
  • Aprender a conhecer-se e a lidar com as implicações daquilo em que crê naquilo que vive.
  • Servir através do uso dos dons pessoais e da chamada.
  • Compreensão e prática do trabalho em equipa.
  • Elaborar plano pessoal específico para um estilo de vida ministerial.

Conteúdos

  • Apresentação da atividade Biográfica de Integração.
  • A Trindade, a espiritualidade e o ministério
  • Chamada e Vida Vocacional
  • Ministério e dependência do Espírito Santo
  • Principais conclusões sobre o ministério holístico numa perspectiva pessoal
  • A personalidade do ministro e a sua vida espiritual.
  • O modelo de Timóteo e Tito. (I Tim. 3:1-7; Tito 1:5-9)
  • O estilo de vida do ministro na sociedade de hoje.
  • Crescimento espiritual do ministro. Perigos e desafios na vida do ministro.
  • Refletir Modelos : Partilha e Reflexão conjunta das Biografias lidas
  • Autobiografia
  • Ouvir e Cuidar
  • Dons Espirituais
  • Plano Ministerial
  • Estudo de caso(s)

Filosofia Educacional

Esta disciplina visa a formulação não apenas da compreensão do conceito de ministério
mas também um compromisso com um estilo de vida minsterial. Sendo assim, a disciplina
vai trabalhar em cima do conceito de ministério, olhando para ele de várias perspectivas.
Também será importante vermos exemplos de vidas comprometidas ao ministério, e para tal
fim vamos estudar algumas biografias. Será imprtante também dar ao aluno oportunidades de
auto-avaliação.

Atividades de Aprendizagem e Formas de Avaliação

  • Participação e interacção
  • Leituras/outras actividades
  • Elaboração do plano pessoal EVM
  • Avaliação final- Estudo de caso(s)

Leituras e Outros Recursos Principais

  • O Caminho do Coração, de Ricardo Barbosa de Souza
  • O Deus Esquecido, de Francis Chan
  • Chamada e Vida Vocaconal, Tese de Mestrado de Tom Arabis
  • Viva a Simplicidade, Série Lausanne, ABU Editora.
  • Melhor é Serem Dois, Hans Burki, ABU Editora
  • O Teste dos Dons, Christian Schwarz. Editora Evangélica Esperança.
  • A Rocha
  • A minha auto-biografia” Martin Luther King, Editora Bizâncio

Avenida Dr. António Correia de Sá, 36 r/c, Monte Abraão | 2745-241 Queluz
Telefone: 214 373 036 | Telemóvel: 968 017 651 | E-mail: geral@seminariobaptista.com.pt