Dados

  • Código: IntBib D02
  • ECTS: 5
  • Área curricular: Interpretação Bíblica
  • Nível: Especializado
  • Ano/Semestre: 2º
  • Precedências obrigatórias: Não aplicável

Descrição de Disciplina

Estudo do conteúdo dos Evangelhos canónicos, com ênfase em questões históricas, interpretações teológicas e aplicações contemporâneas em torno da pessoa e mensagem de Jesus.

Grande Finalidade

Esta disciplina propõe criar um espaço de estudo e diálogo acerca da vida e mensagem salvífica de Jesus de Nazaré, com especial atenção para questões em torno da categoria teológica de Reino de Deus. Aceder aos Evangelhos canónicos a partir das aproximações filosófica (atestabilidade), literária (narratividade do sujeito) e histórica (transmissibilidade) tendo em vista a construção de diferentes possibilidades de reflexão teológico-pastoral, fiéis ao texto x\sagrado na sua constituição e caráter comunicativo.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Conhecer aspetos teológicos, antropológicos, sociopolíticos e culturais que subsidiam o estudo exegético-hermenêutico dos Evangelhos;
  • Conhecer os diferentes sujeitos/momentos relevantes para a constituição do texto sagrado;
  • Conhecer literatura específica nos estudos da referida temática;
  • Conhecer a importância atual dos livros estudados;
  • Conhecer as características da literatura empregada nos livros estudados e a sua importância para uma melhor compreensão dos textos.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Adquirir ferramentas para o estudo dos Evangelhos em seus múltiplos contextos (social, político, cultural e religioso);
  • Investir num estudo aprofundado dos Evangelhos nos seus contextos originais a fim de qualificar a transposição do mesmo para a realidade social atual de cada aluno;
  • Compreender a inter-relação entre as estruturas sociais, políticas, culturais e religiosas e a sua relevância para os estudos teológicos.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Compreender a importância dos estudos de contexto para a correta interpretação
    do texto bíblico;
  • Valorizar o espaço existencial no processo de estudo e prática das Escrituras;
  • Aplicar para si e para seus ouvintes os ensinos estudados

Filosofia Educacional

As aulas durante a semana de encontro presencial terão dois momentos específicos: serão abordados temas que servem de subsídio para o estudo dos Evangelhos a partir da temática proposta; e, os alunos terão oportunidade de elaborar pesquisas, individuais, com base nas áreas relacionadas com o referido campo de estudo, as quais serão indicadas pelo professor.

Obras Fundamentais

DUNN, James – Unidade e diversidade no Novo Testamento: Um estudo das características dos primórdios do cristianismo. Santo André: Editora Academia Cristã, 2009. [225.6 Dun]
GNILKA, Joachim. Jesus de Nazaré – Mensagem e História. Editorial Presença: Lisboa, 1999.
PAGOLA, José Antonio – Jesus: aproximação histórica. Petrópolis: Vozes, 2010. [232.901 Pag]
SCOTT Jr. Julius – Origens judaicas do Novo Testamento: Um estudo do judaísmo intertestamentário. São Paulo: Shedd, 2017.