Teologia Integrada I: Deus e Criação

Dados

  • Código: Teol 3.1
  • ECTS: 5
  • Área curricular: Teologia Integrada
  • Nível: Médio
  • Ano/Semestre: terceiro ano, primeiro semestre
  • Precedências obrigatórias:
  • Professor Titular: Alan Pallister
  • Língua: Português

Descrição de Disciplina

Um estudo aprofundado das doutrinas bíblicas de Deus, a Sua criação, os Seus atributos e os Seus grandes propósitos, situando nesta perspectiva a Pessoa e a obra de Jesus Cristo e do Espírito Santo.

Grande Finalidade

Ter uma visão abarcante e bíblica das três pessoas da Trindade na Sua natureza e na Sua ação no mundo.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Compreender o ensino da Bíblia sobre o caráter, atributos e natureza triuno de Deus,  os Seus atos de criação e o Seu governo providencial da história.
  • Compreender também o seu ensino acerca da Pessoa e obra de Jesus Cristo, e a Sua morte expiatória e ressurreição e acerca da Pessoa e Obra do Espírito Santo.
  • Abordar a Sua obra num nível cósmico, relacionando-a com a restauração final de todo o universo caído.
  • Conhecer, dentro do âmbito destes temas doutrinários, algumas abordagens históricas e desvios significativos.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Situar históricamente os principais desafios a essas convições doutrinárias, percebendo ao mesmo tempo como as correntes mais ortodoxas se situavam perante estes desafios.
  • Relacionar o tema da criação com a preocupação ecológica de cuidar o universo criado e com a preocupação vocacional de sermos mordomos em todas as esferas da vida.
  • Ganhar convições maiores sobre o valor da oração num mundo governado providencialmente de Deus e perceber melhor a importância da guerra espiritual e o alcance do ministério dos anjos.
  • Ganhar bases para o debate sobre a pessoa de Jesus Cristo com pessoas de fé islâmica e com Testemunhas de Jeová..
  • Participar de uma forma mais eficaz no debate apologético sobre a historicidade da ressurreição de Cristo.
  • Valorizar melhor a participação vital da Pessoa do Espírito Santo na revelação de Deus aos homens e a Sua obra nas igrejas e nas nossas vidas.
  • Situar a contribuição positiva de diferentes tradições eclesiais sobre estas questões.
  • Saber defender convições teológicas com uso de passagens bíblicas específicas devidamente citadas e analizadas.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Cultivar uma espiritualidade sadia, consciente da soberania de Deus e as suas implicações para a maneira de abordar o nosso serviço e também as diversas áreas de sofrimento nas nossas vidas.
  • Viver de uma forma mais dinâmica a morte e ressurreição de Jesus nas vidas diárias.
  • Situar-nos como mordomos mais conscientes de Deus no mundo da criação e do trabalho humano.
  • Fomentar a compaixão e visão prática para o envolvimento no ministério a pessoas formadas com valores de outras religiões ou seitas.
  • Fomentar uma maior visão da necessidade da evangelização apologética com pessoas que não acreditam na historicidade de Jesus ou da Sua ressurreição.
  • Preocupação com a vivência real e diária da plenitude do Espírito Santo na vida pessoal e na igreja.

Conteúdos

Introdução. Deus: a Sua existência e os Seus atributos incomunicáveis e comunicáveis, com algumas abordagens históricas

  • A doutrina da Trindade, com algumas abordagens históricas.
  • Debate sobre a doutrina das Testemunhas de Jeová.

A doutrina da criação com algumas abordagens históricas.

  • Debate sobre o sentido da mordomia humana no relato da criação.
  • Providência e oração.
  • Anjos e demónios.
  • Debate sobre os milagres.

A Pessoa de Cristo: a Sua humanidade com algumas abordagens históricas.

  • A Pessoa de Cristo: a Sua divindade.
  • Debate sobre Jesus no islamismo.
  • A expiação de Cristo, com algumas abordagens históricas.
  • A ressurreição e ascensão de Cristo
  • Debate sobre as provas históricas da ressurreição de Cristo.

A Pessoa e a obra do Espírito Santo.

  • O Espírito Santo no Velho Testamento.
  • O Espírito Santo no Novo Testamento e na história do cristianismo.
  • O Espírito Santo na história do cristianismo.
  • Debate sobre o que significa sermos cheios do Espírito.
  • Visões, profecias e êxtases.

Filosofia Educacional

  • A avaliação contínua levará em conta o cuidado do aluno em ler antecipadamente os capítulos indicados de «Teologia Sistemática».
  • A avaliação das apresentações para debates terá em conta a pesquisa feita em outros materiais (da biblioteca, da Internet, etc.) sem ser só na «Teologia Sistemática».
  • Será contemplada também a capacidade do aluno de trabalhar em equipe com os seus colegas e de gerir o debate.
  • Os testes consistirão normalmente de perguntas objectivas para serem respondidos com entre 5 e 10 linhas.

Atividades de Aprendizagem e Formas de Avaliação

  • Avaliação contínua -participação na aula
  • Teste 1
  • Teste 2
  • Teste 3
  • Apresentação oral e debate

Leituras e Outros Recursos Principais

  • Teologia Sistemática», Wayne Grudem, ed. Vida Nova 1999.
  • Integrative Theology», Gordon Lewis e Bruce Demarest, ed. Zondervan, 1996.
  • Teologia Sistemática», Louis Berkhof., ed.Luz para o Caminho, 1992.
  • El Dios Crucificado», ed. Sígueme, J. Moltmann.
  • Fé para Hoje», Confissão de Fé Baptista de 1689, ed. Fiel 1992.
  • Conhecendo Deus», J.I.Packer, ed.Núcleo 1983.
  • Teísmo Aberto», Bruce Ware, ed. Vida, 2003.
  • A Cruz de Cristo», de John Stott, ed. Vida, 1992.
  • Ressurreição», de J.N.D.Anderson, ABU, 1969.
  • Evidências da Ressurreição de Cristo», J. McDowell, ed. Candeia, 1994.
  • Estudos «O Espírito Santo», Alan Pallister, ed. CEBAPES, 1992.
  • A Dinamica do Espírito», de J.I.Packer, ed. Vida Nova, 1991.
  • Teologia do Espírito Santo», de F.D.Bruner, ed.Vida Nova, 1986.
  • Themes in Old Testamento Theology», W. Dyrness.

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