Liderança e Administração

Dados

  • Código: CEVM 3.1.1
  • ECTS: 5
  • Área curricular: Competências e Estilo de Vida Ministerial
  • Nível: Médio
  • Ano/Semestre: terceiro ano, primeiro semestre
  • Precedências obrigatórias: nenhuma
  • Professor Titular:
  • Língua: Português

Descrição de Disciplina

O propósito da disciplina de Liderança & Administração é estimular o crescimento e reforçar as habilidades dos alunos enquanto líderes cristãos. O percurso seguido na busca deste propósito incluirá reflexão sobre as Escrituras e sobre o modelo de “Servo-líder” dado por Jesus, a leitura, análise e crítica de várias fontes contemporâneas no campo da liderança, interacção e debate com os colegas e com o professor, e a experiência prática de liderar projectos e avaliar os resultados. Acima de tudo, pretende-se que este percurso seja uma jornada de auto-exame e reflexão pessoal sobre os propósitos de Deus para cada participante, e os hábitos de mente, coração e vida que serão necessários para realizar estes propósitos. O alvo maior é a apresentação das nossas vidas ao Senhor da seara como ferramentas úteis e eficazes, prontas para uma participação frutífera na expansão do Reino dos Céus.

Grande Finalidade

No enquadramento da proposta curricular do STB, esta disciplina visará a preparação do estudante para eficazmente ministrar no ambiente onde Deus o chamou a agir, tendo sempre como resultado uma experiência transformadora que afectou definitivamente para bem, todas as dimensões do seu viver.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Examinar a natureza da liderança à luz do exemplo de Jesus Cristo como “Servo-Lider”.
  • Estudar exemplos bíblicos da liderança.
  • Avaliar modelos e literatura contemporâneos da liderança.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Saber elaborar e utilizar os principais instrumentos administrativos no âmbito do ministério da Igreja Local.
  • Saber identificar, reunir e gerir os recursos materiais necessários para o trabalho de uma equipa.
  • Definir objectivos e alvos apropriados baseados nos valores e na visão.
  • Conceber um plano prático para a realização dos objectivos e alvos definidos.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Estabelecer os fundamentos da “auto-liderança,” com uma identidade segura, valores significativos e uma visão pessoal inspirada.
  • Mobilizar, motivar e coordenar uma equipa para realizar os planos e atingir os objectivos.
  • Cultivar hábitos de auto-gestão através da mordomia fiel da vida.

Conteúdos

  • A urgência da liderança: Precisam-se líderes de que tipo?
  • O carácter do líder cristão
  • Visão: O início indispensável
  • Gestão do tempo e das mudanças
  • Planeamento – saber e fazer: A tarefa de tornar a visão realidade
  • A formação de uma equipa
  • Trabalho em equipa
  • A tarefa principal – multiplicar líders
  • Exemplos bíblicos e contemporâneos de liderança
  • O ministério da mentoria
  • O ciclo de vida de um líder – Hybels
  • O líder como arquiteto cultural
  • Liderança e pós-modernidade
  • Instrumentos administrativos e legais: estatutos, regulamento interno
  • Lei de liberdade religiosa
  • Regras parlamentares, actas, relatórios financeiros
  • Elaboração de um plano de ação
  • Orçamento, plano de atividades

Filosofia Educacional

Tal como é sugerido na descrição desta disciplina e nos alvos acima referidos, o estudo da Liderança Cristã é mais do que um exercício académico. Trata-se de um percurso de análise e reflexão sobre quem é Jesus, quem sou eu e como poderei contribuir para a multiplicação de servos-líderes no contexto da Igreja de Cristo. A Essa profundidade no conhecimento de Jesus como Servo-Líder e a aplicação deste exemplo no mundo actual requer não apenas uma informação cognitiva, mas sérias mudanças no domínio da atitude e da reunião de vontades. Estas dinâmicas no processo de aprendizagem desenvolvem-se através do apreço pelo conhecimento partilhado, pelas reflexões dos alunos registadas em diário, e pelo contributo determinante dos alunos nas aulas. Todos os participantes neste ambiente de aprendizagem precisam de uma postura de aprendizes em que cada um sabe qual é o seu papel específico e nele contribui para o enriquecimento de todos.

Atividades de Aprendizagem e Formas de Avaliação

  • Participação e Pontualidade
  • Leituras e Diário de Liderança
  • Estudo Biográfico
  • Portfólio de Documentos
  • Projecto de Liderança/Summit

Leituras e Outros Recursos Principais

  • Hybels, Hill. Liderança Corajosa. Tradução de James Monteiro dos Reis. São Paulo: Editora Vida, 2002.
  • Phillips, Richard D. O Coração de um Executivo – Lições de Liderança a partir da vida do rei Davi. Tradução de Antivan Guimarães Mendes. Campinas, São Paulo: Editora United Press. 2002.
  • Wilkes, C. Gene. O Último Degrau da Liderança – Descobrindo os segredos da liderança de Jesus. Tradução de Neyd Siqueira. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.

Avenida Dr. António Correia de Sá, 36 r/c, Monte Abraão | 2745-241 Queluz
Telefone: 214 373 036 | Telemóvel: 968 017 651 | E-mail: geral@seminariobaptista.com.pt