Igreja: Natureza e Dinâmica

Dados

  • Código: Teol 1.1
  • ECTS: 5
  • Área curricular: Teologia Integrada
  • Nível: Básico
  • Ano/Semestre: primeiro ano, primeiro semestre
  • Precedências obrigatórias: nenhuma
  • Professor Titular: Joed Venturini
  • Língua: Português

Descrição de Disciplina

Vida e Missão da Igreja é uma disciplina que oferece uma abordagem teórica sobra a origem e fundamento bíblico da doutrina da Igreja, sua natureza, características, missão, ministérios, governo, relação com Cristo, disciplina, autoridade, relação com o Estado, ordenanças, desafios contemporâneos, ameaças e futuro, com especial destaque à eclesiologia baptista.
Fio Condutor: O aluno entenderá a Igreja como Plano do Deus Triuno e o que isso representa para a Natureza da Igreja. Avaliará as várias mudanças de Paradigma que marcaram a história da igreja e suas implicações na missão desta. Reflectirá no paradigma actual da igreja desembocando nas práticas e tendências mais recentes e como se relacionar com nelas. Conhecerá as doutrinas relativas à Igreja e as práticas de ordenanças e demais actos eclesiásticos.

Grande Finalidade

Capacitar o aluno quanto aos conteúdos essenciais da doutrina da Igreja despertando o mesmo para o propósito e relevância do ministério da Igreja Local como parte fundamental do Plano de Deus e o seu lugar nesse ministério.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Definir e caracterizar a Igreja nos moldes neo-testamentários;
  • Demarcar a igreja com fundamento bíblico de certas doutrinas e práticas, afectadas por tradições e dogmatismos;
  • Avaliar à luz do Novo Testamento a eclesiologia baptista;
  • Saber caracterizar as posições divergentes de eclesiologia de outras denominações evangélicas;
  • Identificar as principais tendências e desafios contemporâneos à luz da natureza bíblica de uma Igreja neo-testamentária;
  • Desenvolver os actos ministeriais no contexto da Igreja local (Ordenanças, Actos Solenes, Cerimónias)

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Aplicar por escrito ou verbalmente, e de forma competente, os conteúdos da matéria ministrada em aula.
  • Apresentar de forma oral e com objectividade, os fundamentos bíblicos para a vida e missão da Igreja e a sua estratégia pessoal de ministério eclesial.
  • Mostrar competência na formulação de uma perspectiva bíblica e contemporânea de Igreja Local que reconheça os valores e os deméritos da mundividência da sua própria cultura.
  • Exibir capacidade na realização dos actos ministeriais próprios de uma igreja local.
  • Demonstrar habilidade e pensamento estratégico para guiar uma igreja local na descoberta de uma estratégia bíblica e contemporânea para uma missão que resulta na glória de Deus.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Exibir características próprias de um servo cristão no contexto da sua igreja local, com hábitos de vida e de ministério centrados no Senhor Jesus Cristo e fundados tão somente na Escritura.
  • Demonstrar as características de um servo apaixonado por Cristo e pela Sua Igreja;
  • Revelar um amor profundo pela Palavra de Deus perseverando na leitura da mesma.
  • Reconhecer que um servo de Deus só desenvolve a sua legitimidade espiritual baseando-se na suprema autoridade do Senhor Jesus Cristo.
  • Investir numa vida de oração, testemunho pessoal, discipulado pessoal e serviço cristão no seio da sua igreja local;
  • Reconhecer a Escritura como algo mais do que uma fonte de informação, mas a revelação de Deus para o homem e a única regra de fé e prática para a vida eclesial;

Conteúdos

  • Missio Dei e a Igreja
  • As pessoas da Trindade e a Igreja
  • A Natureza da Igreja como Dom de Deus
  • As Figuras da Igreja no Novo Testamento
  • Fundação da Igreja
  • A Igreja no Novo Testamento
  • A Igreja Patrística
  • A Igreja Medieval
  • A Igreja da Reforma
  • A Igreja do Iluminismo
  • Igreja no Século XX
  • Modelos Contemporâneos da Igreja
  • Modelos e Abordagens Contemporâneos da Igreja
  • O Conceito Global de Igreja
  • A Visão Neo-Testamentária no contexto dos vários Paradigmas da Igreja
  • Avaliação das Igrejas dos alunos à luz do estudado
  • Função da Igreja
  • Igreja como Sinal e Instrumento
  • Teologia da Adoração
  • Liturgia Tradicional e Louvor
  • Tendências Modernas da Adoração
  • Avaliação das Liturgias Conhecidas
  • Batismo: Teologia e História
  • Batismo: Prática (Noções de membresia da Igreja e implicações)
  • Ceia do Senhor: Teologia e História
  • Ceia do Senhor: Prática
  • Disciplina na Igreja
  • Atos Eclesiásticos (Avaliação de atos eclesiásticos de vários grupos e igrejas)
  • Tipos de Governo na Igreja e a Liderança segundo o NT
  • Administração Eclesiástica
  • Desenvolvimento da Saúde da Igreja

Filosofia Educacional

As aulas procurarão ser interactivas procurando a participação dos alunos por meio de sua colaboração, experiências e trabalhos. As aulas terão seu componente expositivo equilibrado com meios audiovisuais (vídeos, filmes, gravações) e participação dos alunos através de trabalhos de grupo e discussões abertas em plenário. Os alunos irão fazer uma avaliação de sua própria congregação bem como de pelo menos uma outra de grupo denominacional diferente. Fará leituras bíblicas e de autores selecionados com respectivos resumos para ganhar conhecimentos que contribuam para a matéria.

Atividades de Aprendizagem e Formas de Avaliação

  • Trabalho de Grupo
  • Trabalho com leitura anotada do NT
  • Leituras anotadas
  • Participação nas aulas

Leituras e Outros Recursos Principais

  • GETZ, Gene. “Igreja: Forma e Essência”. São Paulo: Vida Nova, 1994.
  • HAYES, Ed. “A Igreja – O Corpo de Cristo no Mundo de Hoje”. São Paulo: Editora Hagnos, 2002.
  • SMITH, David L. “All God`s People: A Theology of the Church”. Wheaton, Illinois: Bridgepoint Book, 1996.

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