Ética Cristã II: Mordomia Integral

Dados

  • Código: Des 2.2
  • ECTS: 5
  • Área curricular: Desenvolvimento Pessoal
  • Nível: Médio
  • Ano/Semestre: segundo ano, segundo semestre
  • Precedências obrigatórias: nenhuma
  • Professor Titular: Alan Pallister
  • Língua: Português

Descrição de Disciplina

Estudo aprofundado e prático do quinto ao décimo mandamentos do Decálogo, e todos os textos bíblicos relacionados, estabelecendo bases para a mordomia integral do cristão na área familiar e conjugal, na área da ética médica, na sociedade e meio ambiente e no aspeto financeiro.

Grande Finalidade

Situar o aluno em relação com a sua responsabilidade como mordomo e agente de transformação nas áreas referidas.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Considerar os mandamentos 5 a 10 e a sua aplicação a nivel do contexto do V.T. e, depois, no ensino de Jesus e dos apóstolos.
  • Considerar a aplicação histórica que foi dada a estes ensinos em diferentes momentos da história posterior.
  • Conhecer as áreas da vida atual, na sociedade secular, pluralista e pós-moderna, às quais estes princípios devam ser aplicados, desenvolvendo ferramentas para esse processo de aplicação.
  • Adquirir os conhecimentos necessários acerca de áreas éticas discutidas atualmente e os termos gerais usados por especialistas nestas diferentes áreas.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Saber definir princípios éticos absolutos, distinguindo-os de áreas éticas em que há necessariamente diferenças de opinião entre os cristãos.
  • Aplicar a ética do quinto até o décimo mandamentos, de uma forma ao mesmo tempo firme e perspicaz, a questões de vida e conduta que nos desafiam na atualidade.
  • Aprender de materiais (revistas, Internet, livros, etc.) que debatem questões éticas, confrontando posições diferentes, e desenvolver capacidades de dirigir debates sobre estes mesmos temas nas aulas.
  • Compreender a maneira como o momento histórico por vezes obrigou cristãos comprometidos a tomar posições aparentemente diferentes, mantendo em vista os mesmos princípios bíblicos norteadores.
  • Ter ferramentas para participar em debates éticos com pessoas interessadas em descobrir princípios éticos, nas diferentes áreas, mesmo fora do meio cristão.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Ao descobrir ou redescobrir os ensinos bíblicos o aluno estará necessariamente envolvido numa revisão de vida, que o afetará no tipo de compromisso que assume e desenvolve na sociedade.
  • Ao mesmo tempo que o debate permitirá perceber e gerir diferenças irá fortalecer convições, de maneira que o que o aluno aprenda a ser coerente com a sua teoria fora da aula.
  • O aluno aprenderá a relacionar-se de uma forma mais construtiva com os «publicanos e pecadores» da sociedade moderna, compreendendo que um grande distanciamento a nível ético não implica a pureza farisáica de uma igreja separatista que se considere «pura» e que se interesse em condenar mais do que em comunicar esperança e transformação.
  • O aluno desenvolverá hábitos de mordomia integral na sua vida que o tornará um elemento digno de respeito no meio inteletual, social ou profissional em que move.

Conteúdos

A ética da família, especialmente a relação entre pais e filhos; questões laborais; questões de guerra e paz; questões de ética médica (eutanásia, aborto, tecnologias reprodutivas e engenharia genética); ética sexual (casamento, sexo pré-matrimonial, homossexualidade, poligamia, celibato e divórcio); questões de propriedade; questões ecológicas; questões de verdade e mentira e questões interiores de motivação, focadas no 10º mandamento contra a cobiça, que afetam todas as outras áreas.

Filosofia Educacional

Haverá uma tentativa de descrever como, ao longo da história, o homem chega a definir para si as bases éticas para a sua mordomia integral. O aluno deve situar-se na época actual, no fim da pós-modernidade, e tentar compreender o que significa para o homem do nosso tempo afirmar que «deve» ou que «não deve» proceder de uma determinada forma. Serão estudados o quinto ao décimo mandamentos do decálogo, com as suas implicações para a atualidade. Haverá uma série de debates, preparados na maior parte dos casos pelos alunos, principalmente sobre questões éticas atuais. Eles devem realizar as suas próprias pesquisas, na bibliografia indicada e em materiais recolhidos da Internet, para poderem fazer uma apresentação oral de 15 minutos, introduzindo o debate. O comportamento ético do aluno, mesmo dentro da aula, terá implicações na sua avaliação.

Atividades de Aprendizagem e Formas de Avaliação

A avaliação contínua incidirá na participação nas aulas.

As apresentações orais que introduzirão os debates serão avaliadas como tal, mas no caso de o aluno preparar materiais em power point ou textos escritos poderá entregar cópias ao professor para facilitar a avaliação. O aluno deve desenvolver a sua capacidade de pesquisar na Internet, mas não deve apresentar material elaborado por outros como sendo seu.

Haverá três testes, dos quais o primeiro avaliará a matéria geral e histórica e o primeiro mandamento, o segundo o segundo e terceiro mandamentos e o terceiro o quarto mandamento. Em geral estes testes consistir-ao em perguntas para serem respondidas com entre 5 e 10 linhas.

Leituras e Outros Recursos Principais

(1) (obrigatória) “Ética Cristã Hoje” de Alan Pallister, ed. Núcleo, 2002.

(2) New Dictionary of Christian Ethics and Pastoral Theology, ed. IVP 1995 (“NDCEPT”).

(3) “The Net Commandments: How to be a Righteous Nerd”, Norman Fraser, ed. I.V.P, 2002.

(3) “A Ética dos Dez Mandamentos”, Hans Ulrich Reifler, ed. Vida Nova, 1992.

(4) “Moral Choices: an Introduction to Ethics”, Scott B. Rae, ed. Zondervan, 1995.

(5) “Readings in Christian Ethics”, ed. D.K.Clark e R.V.Rakestraw, Baker, 1996.

(6) “Liberdade para viver”, Schweitzer, Sinodal, 1973.

(7) “Theological Ethics”, Thielicke, Eerdmans, 1969.

(8) “Dr. Dobson responde às suas perguntas”, Dobson, Mundo Cristão, 1982.

(9) “O Dr. James Dobson fala sobre…”, Vida, 1980.

(10) “Quando desperta o Amor”, Trobisch, ABU, 1984.

(11) “Meus Pais são Inacessíveis”, Trobisch, ABU, 1980.

(12) “Por Favor, me Ajude! Por favor me ame!”, Walter Trobisch, ed. ABU, 1970.

(13) “Enciclopedia de Problemas Familiares”, Dobson, CLIE, 1983.

(14) “Resgatando o Filho Pródigo”, Sherrer e Garlock, Atos, 2003.

(15) “Dare to Discipline”, Dobson, Tyndale, 1974.

(16) “Hide or Seek”, Dobson, Revell, 1974.

(17) “Pais e Jovens”, H.G.Ginott, Bloch, 1970.

(18) “Envelhecer a Dois”, Chauchard, Moraes, 1967.

(19) “On the New Frontiers of Genetics and Religion”, Nelson, Eerdmans, 1994.

(20) “Biotecnologia e Bioética”, Moser, Vozes, 2004.

(21) “Educar para a Bioética”, Russo, Petrópolis, 1997.

(22) “Bioética”, Meilaender, 1996.

(23) “Genetic Ethics”, Kilner, Pentz e Young, 1997.

(25) “Aborto, Sim ou Não”, João Araújo, Juntos pela Vida, 1998.

(24) “Ética Cristã na Saúde”, Jorge Cruz, GBU 1999.

(25) “Questóes Actuais de Ética Médica”, Costa Pinto, ed. Braga, 1990.

(26) “Fundamentos Bíblico-teológicos do Casamento e da Família”, Maldonado, Ultimato, 1996

(27) Choque de Ortodoxias”, Robert George, 2007.

(28) “Decidindo Amar”, Smalley e Trent, United Press, 1998.

(29) “Em Busca do Amor no Casamento”, Drescher, United Press, 1999.

(30)  “Homem e Mulher”, compilado por John Piper e Wayne Grudem, ed. Fiel, 1996.

(31) “O que as Esposas desejam que seus maridos saibam à respeito das Mulheres”, Dobson, ed. Vida, 1982.

“Esto es Ser Hombre”, Dobson, Mundo Hispano, 1982.

(33) “Single Adults want to be the Church, too”, Britton Wood,  ed. Eerdmans, 1977.

(34) “Homossexualidade”, Lísias Castilho, ed. ABU, 1989.

(35) “Liberdade Religiosa numa Comunidade Constitucional Inclusiva dos Direitos da Verdade aos Direitos dos Cidadãos”, Jónatas Machado, Coimbra, 1996.

(36) “Poluição – a Doença da Terra”, Bandeiro, Vozes, 1977.

(37) “Cristãos Ricos em Tempos de Fome”, R. Sider, Sinodal, 1984.

(38) “Ética Cristã – Alternativas e Questões Contemporâneas”, Geisler, Vida Nova, 1975.

(39) “Os Sete Pecados Capitais”, Guinness, Shedd, 2006.

(40) “O Sabor do Sal”, Pallister, Núcleo, 1983.

(41) “Os Outros Seis Dias”, Stevens, Ultimato, 2005.

(42) “Dinheiro, Sexo e Poder”, Foster, Mundo Cristão, 1985.

(43) “Não Matarás”, W. Barclay, Livraria Cristã Unida, 1969.

(44) “Peace in our Time”, D. Atkinson, IVP, 1985.

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