Estágio

Dados

  • Código: Integ 3.2
  • ECTS: 5
  • Área curricular: Formação Integradora
  • Nível: Final
  • Ano/Semestre: terceiro ano, segundo semestre
  • Precedências obrigatórias: CEVM 3.1.3 a ou b (ou tirada em simultâneo)
  • Professor Titular: Connie Duarte
  • Língua: Português

Descrição de Disciplina

O Estágio tem como propósito o desenvolvimento do carácter e das capacidades ministeriais do aluno, através do envolvimento intensivo num estágio focado numa área de ministério. Fundamentada numa abordagem experiencial, o aluno terá oportunidade de se envolver em atividades ministeriais, de ser regularmente avaliado e de fazer autoavaliação e de refletir sobre questões importantes na área de ministério, assim aplicando o seu conhecimento teórico à sua vida e ministério. Este curso deverá permitir ao aluno integrar vários aspectos da sua personalidade, carácter e capacidades ministeriais enquanto estão directamente envolvido em ministério.

Grande Finalidade

Ao fazer o Estágio, o aluno deve sentir-se mais capacitado para expressar um estilo de vida ministerial seja qual for o contexto, mas em particular o contexto em que tem interesse para a futura expressão da sua vida ministerial. O Estágio serve como ponte entre a sua aprendizagem ao longo dos seus estudos no STB e o seu futuro ministerial. Assim, o aluno deve melhorar o seu auto-entendimento quanto ministro e pessoa, deve estar melhor preparado para se envolver num ministério.
A disciplina deve servir como oportunidade de experimentar uma variedade de oportunidades ministeriais especificamente ligados ao estágio escolhido.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

(Os conteúdos aprendidos vai variar consoante as oportunidades e necessidades do próprio estágio.)

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • O aluno aprende aplicar os seus dons, habilidades e capacidades e continuar a desenvolvê-los num contexto específico de ministério.
  • O aluno devem desempenhar um papel de selecção, desenvolvimento, implementação e avaliação de iniciativas de serviço cristão.
  • O aluno devem melhorar a sua habilidade na escrita de relatórios, fazendo comentários e fazendo avaliações pessoais.
  • O aluno será desafiado a criar e manter trabalho em equipa e unidade no ministério específico.
  • O aluno será desafiado a liderar consoante as oportunidades que surgirem.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • O aluno valoriza a comparência e a participação fielem todos os compromissos de ministério.
  • O aluno valoriza a reflecção regular e pensamento crítico sobre oportunidades semanais e ministério em geral.
  • O aluno mantem uma atitude positiva e mostra consistência na expressão de valores cristãos.
  • O aluno reconhece os dons de outros e ajuda no seu desenvolvimento.
  • O aluno valoriza: 1) estar firmemente enraizado na Palavra de Deus; 2) estar comprometido na oração; e 3) depender no ministério do Espírito Santo.
  • O aluno mostra compromisso para com aqueles a quem ministra, bem como compromisso para com a equipa com qual ministra.
  • O aluno aprecia a importância, bem como a dificuldade, de dar de si mesmo quando não sabe como dar mais, de ser flexível e trabalhar com ideias de outras pessoas, de ouvir e aprender com a instrução e crítica.
  • O aluno valoriza o estudo regular e crítico da Bíblia.

Conteúdos

Aprendizagem experiencial e ministerial numa das seguintes áreas:

  • ministério na igreja
  • evangelismo
  • serviço à comunidade
  • ministério para-eclesiástico

Filosofia Educacional

As Escrituras são muito claras quanto ao facto de que, como discípulos e seguidores de Jesus Cristo, temos a responsabilidade pessoal de chegar perto dos que nos rodeiam. Ler livros e estudar numa sala de aula ajuda a formular a nossa compreensão de Deus, de nós mesmos e do mundo em que vivemos, mas juntamente com isso encontramos o valor da aprendizagem experiencial para sairmos do limite dos livros e da sala de aula, colocando a teoria em prática, testando princípios e verdades, e experimentando Deus de uma forma que apenas o serviço prático pode providenciar às nossas vidas. O estágio facilita a satisfação dessa necessidade de aplicação prática e experiencial, bem como o crescimento do carácter.

O estágio permite ao aluno uma variedade de oportunidades para aprendizagem de competências específicas de ministério num ambiente protegido e compreensivo na sua área de escolha.

Atividades de Aprendizagem e Formas de Avaliação

  • Preparação do Estágio
  • Participação nas atividades do ministério, 100 horas incluindo um trabalho assinado e entregue no gabinete FI.
  • Reuniões or email or skype semanais com a Coordenadora de Estagio
  • Avaliação de Estágio mensal

Leituras e Outros Recursos Principais

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