O Currículo e as Disciplinas

O curriculum do STB tem o seu fundamento na nossa missão e visão. Nós desejamos ver “Vidas e Ministérios Fundamentados na Palavra”, o que em si constituirá os alicerces para lançar “servos-líderes maturos que ministram eficazmente na Missão de Deus”.  A nossa filosofia é orientada por certas convicções chave as quais, por sua vez, dão forma ao nosso currículo.

Vidas e Ministérios Fundamentados na Palavra

O ponto de partida é a Palavra de Deus que constitui um fundamento sólido sobre o qual desejamos edificar quem nós somos, e o que fazemos. Desejamos ser ensinados pela Revelação de Deus.

As finalidades transversais para esta área curricular são as seguintes:

  1. Eu valorizo a Bíblia e quero estudá-la para crescer em sabedoria.
  2. Eu sei como estudar a Bíblia.
  3. Posso usar as línguas originais da Bíblia no estudo da mesma.
  4. Eu compreendo o que a Bíblia é e também o contexto em que foi escrita.
  5. Eu compreendo o plano principal de Deus e as suas implicações para a interpretação da Bíblia e para a situação actual em que vivemos.
  6. Eu compreendo o que a Bíblia disse e continua a dizer.
  7. Posso responder com base bíblica a questões teológicas e sociais pertinentes.
  8. Penso histórica e teologicamente quando considero a vida e o ministério.

Existem três áreas curriculares que apoiam a nossa missão:

Bíblia (Bib)

Bíblia (Bib). Nós estudamos a Bíblia diretamente no seu contexto original, mas como um meio de consubstanciar o nosso próprio contexto. A Palavra de Deus fala-nos hoje, modelando quem nós somos, desafiando as nossas prioridades e compromissos, ajudando-nos a olhar para além de nós próprios para vermos o que Deus deseja que nós vejamos.

Interpretação Bíblica (IntBib)

Teologia Integrada (Teo)

Teologia Integrada (Teol). A Bíblia funciona como o nosso fundamento, mas a teologia é importante ao constituir uma ponte que liga a mensagem original da Bíblia à nossa realidade. A área curricular de Teologia Integrada dá-nos a oportunidade de refletir sobre, e sistematizar, o que a Bíblia diz em reposta àquelas questões e perguntas que são centrais à nossa existência, perguntas como quem é Deus, qual é o nosso destino e como é que Deus opera no nosso mundo, bem como muitas outras questões. A Teologia Integrada  combina os recursos encontrados em várias áreas teológicas tradicionais: teologia bíblica, teologia sistemática e teologia histórica.

Servos-líderes Maturos que Ministram Eficazmente na Missão de Deus

Edificado sobre este sólido fundamento bíblico, o nosso desejo é ver muitos crentes ativamente envolvidos na Missão de Deus, servindo o Senhor e os outros. A nossa visão é que todos os crentes sejam líderes servos, que servem o Senhor através dos seus dons e chamadas. Mas isso requer maturidade pessoal, compreensão do ministério e compreensão do mundo em que vivemos. Outras três áreas curriculares  lidam com estes desafios.

Desenvolvimento Pessoal (Des)

Desenvolvimento Integral (Des). O serviço cristão e o ministério são muito mais do que simplesmente fazer. Requerem também o ser. Quem o servo é, em termos do seu carácter e ética, a sua habilidade para trabalhar em grupo com outros e servir verdadeiramente, em vez de ser servido, a sua habilidade para permanecer em Cristo e trabalhar sustentado pela abundância que se encontra na presença do Espírito Santo – estes e outros temas são explorados na área Desenvolvimento Integral. Nós refletimos no que significa ser líderes-servos maduros e providenciamos ferramentas para serem usadas durante toda a vida com vistas a um  crescimento contínuo em direção à visão que Deus tem para nós. Maturidade, sabedoria, reflexão crítica e um crescimento permanente e sustentado são os nossos objectivos.

As finalidades transversais para esta área curricular são as seguintes:

  1. Eu compreendo quem sou perante Deus e os outros.
  2. Eu desejo crescer para alcançar maturidade.
  3. Eu sei como manter um crescimento pessoal para a maturidade ao longo da vida.
  4. Faço uma verificação pessoal regular para que possa crescer em maturidade.
  5. Eu sei como ser bem sucedido na aprendizagem ao longo da vida.
  6. Eu valorizo a aprendizagem com outros.
  7. Eu sei  como fazer escolhas e pensar eticamente em todas as circunstâncias.
  8. Eu escolho viver como Cristo através de amor, unidade, graça e de uma vida irrepreensível.
Eis aqui uma lista de disciplinas para esta área curricular:

Competências e Estilo de Vida Ministerial  (CEVM)

Competências e Estilo de  Vida Ministerial (CEVM) – Contudo Deus chama-nos para agir, para servir. Assim sendo desejamos desenvolver competências em várias áreas de ministério: evangelismo, discipulado e aconselhamento; liderança e administração, comunicação nas suas várias e variadas formas e pregação em particular; e o ensino.

Mas competências de ministério não são suficientes. Tal como o título desta área curricular indica,  desejamos ver-nos a todos nós a abraçar um estilo de vida de ministério – a ativamente procurarmos oportunidades de ministério que Deus vai colocando no nosso caminho, a abraçar tudo na vida como uma oportunidade de servir a Deus e aos outros.

As finalidades transversais para esta área curricular são as seguintes:

  1. Eu compreendo quem sou como ministro perante  Deus e na minha comunidade.
  2. Eu estou comprometido com o ministério como estilo de vida e vou encorajar isso em outros.
  3. Eu estou a crescer como ministro ao pôr em prática os meus dons e explorando novas áreas.
  4. Sou capaz de servir através de: evangelismo, discipulado, mentoria, relações de ajuda, comunicação, liderança, administração e ensino. Sou capaz de adaptar estas formas de ministério tanto em contextos de igreja como fora da mesma e a diferentes grupos alvo.
  5. Eu tenho analisado e estou comprometido com decisões chave na minha filosofia de ministério.
Eis aqui a lista de disciplinas que apoiam esta área curricular:

Analise Cultural, Social e Religiosa (AnCSR)

Análise Cultural, Social e Religiosa. Ser e fazer, as duas, seguem lado-a-lado. Quem nós somos, e o ministério em que estamos envolvidos, ocorrem na missão de Deus e no Seu mundo. Análise Cultural, Social e Religiosa é concebida para nos fornecer uma visão clara da Missão de Deus, ajudando-nos a melhor compreender as pessoas e a sociedade a quem Deus no chamou a ministrar, e a sermos mais bem equipados para criar oportunidades de ministério relevantes para o nosso contexto.

As finalidades transversais para esta área curricular são as seguintes:

  1. Eu compreendo, valorizo e invisto na igreja e na sua missão.
  2. Eu compreendo e aprecio o Movimento Baptista.
  3. Eu compreendo a cosmovisão ocidental e as suas implicações para a vida e para o ministério.
  4. Eu compreendo e estou comprometido com uma cosmovisão Cristã.
  5. Eu compreendo as grandes religiões mundiais e as suas implicações para a vida e para o ministério.
  6. Eu posso criar oportunidades de ministério em Portugal ao analisar a sociedade portuguesa.
  7. Eu posso responder de uma forma apologética.

Eis aqui uma lista de disciplinas que apoiam esta área curricular:

Formação que Forma

Formação Integradora (Integ)

A informação isolada é difícil de se transformar em conhecimento útil e relevante. Uma aprendizagem baseada na sala de aula tem as suas limitações. Estes dois factos conduzem-nos a tentar integrar os vários campos do saber o mais possível e orienta-os no sentido de se tornarem úteis e relevantes. É por isso que a palavra “integral” surge repetidamente no nosso curriculum. Para além desta condução geral no sentido da integração através do nosso curriculum, também temos uma série de disciplinas que permitem ao estudante aplicar o que está a aprender na sala de aula, em situações de ministério de vida real. Elas baseiam-se numa filosofia de “aprender fazendo” e “instrução-ação-reflexão”.

Disciplinas Optativas (Opt)

Ao mesmo tempo que valorizamos fortemente a importância da aprendizagem de uns com os outros, reconhecemos que cada um de nós é um indivíduo e tem necessidades e interesses particulares. Sendo esse o caso, um certo número de créditos está reservado para o estudante usar de um modo que fale aos seus interesses particulares. Podem ser disciplinas optativas criadas pelo Seminário e oferecidas de tempos a tempos, ou podem ser criadas pelo aluno sob a orientação de um professor. Em qualquer dos casos, tornar possível  estes créditos optativos destina-se a ajudar os estudantes a avançarem pessoalmente para o plano de Deus para eles.

Avenida Dr. António Correia de Sá, 36 r/c, Monte Abraão | 2745-241 Queluz
Telefone: 214 373 036 | Telemóvel: 968 017 651 | E-mail: geral@seminariobaptista.com.pt