Declaração de Fé

Conscientes de que a fé bíblica e a orientação teológica de um seminário se reveste da maior importância, a nossa Escola afirma e sustenta a autoridade suprema das Sagradas Escrituras e a sua inerrância, permanecendo solidamente vinculada à doutrina nelas expressa.

Como instituição da Convenção Baptista Portuguesa este Seminário aceita naturalmente a plataforma confessional por esta aprovada na sua 41ª Assembleia Geral em Setembro de 1975, e sintetiza neste documento a Declaração de Fé que cada Professor subscreve isento de qualquer hesitação ou reserva mental.

  1. Cremos na inspiração verbal e plenária da Bíblia Sagrada e na sua consequente autoridade como nossa única e suficiente regra de fé e prática.

  2. Cremos na unidade e trindade de Deus como Ser pessoal, espiritual e supremamente inteligente: o Criador, Redentor, Sustentador e Legislador do Universo.

  3. Cremos em Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus e eternamente coexistente com o Pai, nosso único Mediador. Cremos também na sua encarnação, no seu nascimento virginal, na sua vida sem pecado, no seu sacrifício redentor, na sua ressurreição física e na sua segunda  vinda pessoal, visível e iminente.

  4. Cremos no Espírito Santo, sua personalidade e actividade tanto na regeneração como na preservação dos santos.

  5. Cremos que o homem foi criado por Deus à sua imagem, que pecou em Adão, que caiu do seu primitivo estado de santidade por transgressão voluntária, e que é actualmente um pecador por natureza e escolha.

  6. Cremos na salvação como um Dom da graça soberana de Deus, e cremos que a salvação se adquire pela fé em Jesus Cristo independentemente do mérito humano, de boas obras ou cerimónias; que só a graça de Deus pode restaurar a pessoa humana à sua santa e eterna comunhão.

  7. Cremos na segurança eterna do crente, que aqueles que Deus aceitou em Cristo e santificou pelo seu Espirito jamais caíram do estado de graça em que se encontram, sendo conservados nele até ao fim.

  8. Cremos que a igreja é o corpo espiritual de Cristo; que, na sua expressão local ela é um organismo vivo, uma comunhão autónoma de crentes, identificados uns com os outros pela confissão da mesma fé unidos por um mesmo pacto na comunhão e proclamação do evangelho, e congregados tanto para a adoração como para a edificação dos santos. Cremos também que as ordenanças conferidas por Cristo à sua Igreja são duas: o Baptismo e a Ceia do Senhor; que o Baptismo é a imersão do crente em água em testemunho público da sua fé no Salvador crucificado, morto e ressuscitado; e que a Ceia do Senhor é um memorial do sacrifício expiatório do Senhor Jesus, testemunhado pelos membros do seu corpo espiritual até que Ele venha.

  9. Cremos que Deus exerce a sua soberania sobre o Universo e sobre todos os homens, nomeadamente aqueles que espontânea e voluntariamente O reconhecem como Rei e Senhor; que a consumação plena do seu reino aguarda a segunda vinda de Jesus Cristo e o fim da era presente.

  10. Cremos na ressurreição final do corpo humano , na existência eterna de todos os homens no céu ou no inferno, no juízo final, na bem-aventurança eterna dos santos e na eterna punição dos não crentes.

  11. Cremos na existência pessoal de Satanás, anjos e demónios, e que Satanás, anjo caído do seu estado original é o adversário, o tentador e acusador, assumindo-se como o príncipe deste mundo, e comandando as forças do mal.

  12. Cremos que é dever de todas as igrejas e de cada crente em particular esforçarem-se por fazer discípulos em todas as nações e proclamarem a toda a criatura a grande salvação de Deus; que é nossa obrigação servir a Deus com o nosso tempo, os nossos talentos, os nossos dons, o nosso amor, os nossos bens materiais, a totalidade da nossa vida, na consciência de que de tudo somos mordomos e não donos, que somos colaboradores de Deus.

  13. Cremos, enfim, que é dever de todo o cristão promover a paz entre todos os homens, e a cooperação entre as igrejas e os irmãos tendo em vista a concretização dos grandes objectivos do Reino de Deus.

Avenida Dr. António Correia de Sá, 36 r/c, Monte Abraão | 2745-241 Queluz
Telefone: 214 373 036 | Telemóvel: 968 017 651 | E-mail: geral@seminariobaptista.com.pt