A candidatura aos cursos do Seminário Teológico Baptista (STB) inicia-se com a entrega da documentação requerida, até à data indicada pela escola.

 

Documentação necessária

Os candidatos devem apresentar os seguintes documentos:

  • Boletim de Inscrição (fornecido pelo STB) devidamente preenchido
  • Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade / Passaporte / Título de Residência
  • Testemunho pessoal
  • Carta de Recomendação da igreja local onde é membro
  • Uma fotografia tipo passe
  • Certificado de Habilitações

A formalização do ato de matrícula está dependente da realização de uma entrevista do candidato pelo Deão de Alunos e um outro membro do Conselho Diretivo ou por este órgão indicado, os quais emitirão um parecer que será submetido ao Conselho Diretivo para avaliação final da candidatura.

Os alunos estrangeiros, cuja presença em Portugal dependa de visto de residência, precisam de o obter previamente. Isto implica terem previamente assegurado o seu sustento durante o curso.

 

Critérios de admissão

O STB é um ministério das igrejas filiadas na Convenção Baptista Portuguesa (CBP), aberto a alunos da comunidade evangélica. O seu propósito é proporcionar formação bíblica e teológica aos membros das igrejas com vista ao ministério.

1. O STB reserva-se ao direito de admitir exclusivamente como alunos os candidatos que se apresentem como membros comprometidos com igrejas reconhecidamente evangélicas há, pelo menos, dois anos consecutivos, a qual deverá abonar formalmente a admissão dos mesmos.

2. As recomendações de alunos exigidas às igrejas para a frequência no STB, obrigarão as mesmas à assunção de todas as responsabilidades financeiras diante do STB em situação eventual de incumprimento por parte do aluno.

3. Os candidatos que pretendam matricular-se nos cursos do STB precisam de estar habilitados com o 12.º ano ou equivalente para se inscreverem nos Cursos Básico e Avançado, e com habilitação superior ou equivalente para o Curso Especializado. Quando o aluno faz a sua matrícula inscreve-se especificamente num dos cursos.

4. Os candidatos habilitados com o 12.º ano ou equivalente interessados na frequência de apenas alguma disciplinas isoladas dos Cursos Básico e Avançado, podem frequentar até 4 disciplinas devendo, depois de concluídas essas disciplinas, optar por um dos cursos, se pretender prosseguir os estudos. Estes alunos designam-se alunos em regime de disciplina.

5. Os candidatos não habilitados com o 12.º ano que pretendam frequentar o Curso Básico podem matricular-se como alunos condicionais. O crédito ser-lhe-á atribuído quando concluir o 12.º ano ou equivalente, o que deve acontecer durante a frequência do Curso Básico.

6. Os alunos interessados em frequentar disciplinas sem crédito, no estatuto de alunos assistentes, podem solicitar a sua  matricular nas disciplinas isoladas em que estejam interessados. Não terão qualquer avaliação nem crédito, podendo solicitar um certificado de presença.

7. Os alunos mencionados nos pontos 4., 5. e 6. estão sujeitos ao pagamento dos mesmo encargos devidos pelos alunos regulares de cada um cursos.

8. Os candidatos a alunos deverão subscrever, isentos de qualquer hesitação ou reserva mental, a Declaração de Fé da CBP e a Declaração de Fé do STB.

9. Os candidatos a alunos deverão tomar conhecimento e subscrever formalmente os Estatutos e o Regulamento Interno do STB.