A candidatura aos cursos do Seminário Teológico Baptista (STB) inicia-se com a entrega da documentação requerida, até à data indicada.
Critérios de admissão
O STB é um ministério das igrejas filiadas na Convenção Baptista Portuguesa (CBP), aberto a alunos da comunidade evangélica. O seu propósito é proporcionar formação bíblica e teológica aos membros das igrejas com vista ao ministério.
1. O STB reserva-se ao direito de admitir exclusivamente como alunos os candidatos que se apresentem como membros comprometidos com igrejas evangélicas, as quais devem abonar formalmente a admissão dos mesmos.
2. As recomendações de alunos exigidas às igrejas para a frequência no STB, obrigarão as mesmas à assunção de todas as responsabilidades financeiras diante do STB em situação eventual de incumprimento por parte do aluno.
3. Os candidatos que pretendam matricular-se nos cursos do STB precisam de estar habilitados com o ensino secundário completo ou equivalente para se inscreverem nos Cursos Básico e Avançado, e com formação teológica avançada completa, ou grau superior ou equivalente, para o Curso Especializado. Quando o aluno faz a sua candidatura indica especificamente um dos cursos.
4. As pessoas interessadas, habilitadas ou não com o ensino secundário completo, que pretendam frequentar o STB sem crédito, podem solicitar a sua inscrição em disciplinas isoladas. Não terão qualquer avaliação nem crédito, podendo solicitar um certificado de presença.
5. Todos os alunos mencionados nos pontos 3. e 4. estão sujeitos ao pagamento dos mesmos encargos.
6. Os candidatos a alunos deverão ainda subscrever a Declaração de Fé da CBP e a Declaração de Fé do STB.
7. Os candidatos a alunos deverão tomar conhecimento e subscrever formalmente os Estatutos e o Regulamento Interno do STB.
Documentação necessária
O Boletim de Candidatura indicado pelo STB é preenchido online, devendo ser submetidos juntamente os seguintes documentos:
- Fotografia tipo passe
- Cópia traçada de documento de identificação (Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade / Passaporte / Título de Residência)
- Cópia de Diploma ou Certificado de habilitações
- Recomendação da igreja a que pertence
A conclusão do ato de candidatura está dependente da realização de uma entrevista ao candidato por dois membros do Conselho Diretivo ou por alguém indicado por este órgão, os quais emitirão um parecer que será submetido ao Conselho Diretivo para avaliação final da candidatura.
Os alunos estrangeiros, cuja presença em Portugal dependa de autorização de residência, precisam de a obter previamente. Isto implica igualmente terem previamente assegurado o seu sustento durante o curso.