Dados

  • Código: CEVM D04
  • ECTS: 5
  • Área curricular: Competências e Estilo de Vida Ministeriais
  • Nível: Especializado
  • Ano/Semestre: 1º
  • Precedências obrigatórias: Não aplicável

Descrição de Disciplina

Propostas de aconselhamento a partir da tradição cristã: dimensão teórica e prática, bem como sua relevância eclesiológica, sociopolítica e ética na atualidade.

Grande Finalidade

A finalidade desta unidade curricular é refletir sobre os desafios da vida ministerial e da prática pastoral através do aconselhamento cristão. Fornecer recursos teóricos e práticos que auxiliem o obreiro na sua atuação de forma coerente com o pensamento e valores bíblicos, aplicando-os às crises e necessidades humanas. Visa ainda refletir e contribuir com propostas de aconselhamento para a saúde emocional e espiritual da igreja, servindo a sociedade.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Conhecer os fundamentos bíblicos e teológicos para o aconselhamento cristão.
  • Compreender as necessidades integrais do ser humano e o papel do líder cristão e da igreja no cuidado pastoral e aconselhamento.
  • Conhecer as diferentes abordagens do aconselhamento cristão.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Aprofundar a sua compreensão do ser humano em suas necessidades integrais à
    luz das escrituras.
  • Desenvolver as suas capacidades como conselheiro cristão atuando na igreja local e na sociedade, utilizando recursos espirituais e emocionais para situações de crise.
  • Implementar ações que contribuam para práticas emocionalmente saudáveis na comunidade que promovam apoio, cuidado mútuo e relacionamentos terapêuticos.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Compreender-se melhor e aos outros através da escuta e reflexão sobre sua identidade, história e vocação.
  • Refletir e aplicar à sua vida pessoal, familiar e ministerial princípios e práticas que facilitem e promovam a saúde emocional e espiritual.
  • Desenvolver hábitos emocionalmente saudáveis através da busca do equilíbrio entre o ministério e os relacionamentos de cuidado mútuo, o descanso e a contemplação.

Filosofia Educacional

Com o objetivo de refletir sobre os desafios da vida ministerial e da prática do aconselhamento, priorizamos uma abordagem que alternasse a teoria (princípios e referenciais bíblicos) e a prática (vida pessoal, familiar, ministerial e relação com a sociedade). Selecionamos vários textos que formam um panorama das abordagens do aconselhamento cristão com um foco ministerial. A reflexão pessoal e ministerial nestes textos será feita através de relatórios, avaliação e trabalho de grupo de aconselhamento apresentado em forma de seminário. Ao final os alunos deverão submeter um projeto escrito sobre uma das áreas abordadas ao longo das aulas.

Obras Fundamentais

FRIESEN, Albert. Cuidando do ser: treinamento em aconselhamento pastoral. Curitiba:
Ed. Esperança, 2012. [253.52 Fri]
CLINEBELL, Howard J. Aconselhamento pastoral: modelo centrado em libertação e
crescimento (Basic types of pastoral care and counseling: Resources for the ministry
of healing and growth.Trad. Walter O. Schlupp e Luis Sander. São Leopoldo: Sinodal,
2007. [253.5 Cli]
COLLINS, Gary R. Aconselhamento cristão: edição século 21(Christian counseling: a
comprehensive guide). Trad. Lucília Marques Silva. São Paulo : Vida Nova, 2004.
[253.5 Col]
HURDING, Roger F. A árvore da cura – modelos de aconselhamento pastoral e de
psicoterapia. (The tree of healing: psycological and biblical foundations for christian
counseling and pastoral care).Trad. Márcio Redondo. São Paulo: Vida Nova, 1995.
[253.5 Hur]
POWLISON, David. Uma nova visão. (Seeing with new eyes). Trad. Elizabeth Gomes.
São Paulo: Cultura Cristã, 2010. [253.5 Pow]