Dados

  • Código: IntBib D06
  • ECTS: 5
  • Área curricular: Interpretação Bíblica
  • Nível: Especializado
  • Ano/Semestre: 1º
  • Precedências obrigatórias: Não aplicável

Descrição de Disciplina

Conteúdos dos livros dos Atos, Epístolas e Apocalipse, com ênfase em questões históricas, interpretação teológica e aplicações contemporâneas.

Grande Finalidade

Cultivar a reta interpretação do texto bíblico, com vista a desenvolver as competências de leitura que melhor façam aflorar os grandes princípios e valores da mensagem bíblica.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Teologia bíblica: que teologia? Baseada em que pressupostos? Colhida com base em que métodos? Elaborada com que objetivos?
  • A marca conceptual da teologia bíblica na voz da crítica histórica
  • Influência da filosofia na teologia bíblica
  • Unidade e diversidade no Novo Testamento
  • Para uma teologia do Novo Testamento genuinamente bíblica: seus grandes temas teológicos

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Não basta sustentar a vida numa sã teologia bíblica. O saber fazer deve refletir- se e projetar-se no testemunho, no ensino, na exposição da Palavra; numa palavra: num “saber fazer” em conformidade com os valores da teologia e ética que o texto inspira.
  • Saber expor bem a mensagem do texto bíblico não é o mesmo que ser bom orador, que saber pegar num texto como pretexto para um belo discurso sobre um qualquer tema sem base teológica centrada na Bíblia.
  • Saber discernir e proclamar o texto bíblico, a teologia e ética que ele encerra, é o produto natural de compreensão da realidade mais intrínseca da Palavra.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • A proclamação da Palavra só é boa e dá bons frutos quando: é bíblica, integral e rigorosamente fiel ao texto; quando se pensa e interpreta em plenitude sob a iluminação do Espírito Santo; quando os seus grandes princípios e valores nela se relevam e se vive em conformidade com eles; quando é transmitida por quem lhe dá voz na unção do mesmo Espírito Santo.
  • Ser e estar na Palavra é viver segundo a Palavra, é digerir bem a Palavra, éexercitar-se tanto no estudo diligente da Palavra que o hábito de a estudar se transforma em segunda natureza.

Filosofia Educacional

O professor não pretende transmitir meramente saber, mas sobretudo conduzir os alunos à descoberta do saber, à cultura e prática de competências que progressivamente o habilitem a ler, interpretar, entender, aprofundar, expor e aplicar uma mensagem qualquer do texto bíblico. Partindo de uma teoria geral da interpretação para a leitura inteligível do texto, teoria hermenêutica e prática exegética se cruzam e materialmente concorrem para uma leitura bíblica cada vez mais fecundante. A confeção de uma teologia verdadeiramente bíblica é o patamar último da sua leitura e interpretação, à luz das suas múltiplas disciplinas auxiliares e dos seus mais variados contextos. É da interação dos três mundos em que o texto bíblico se encontra imerso – o mundo do autor que dá sentido ao texto, o mundo do texto que encarna os padrões do sentido pretendido, e o mundo do leitor que lhe capta o significado, o apropria e aplica – que a verdade mais pura e cristalina do mesmo se desvenda em todo o esplendor, e a sua teologia melhor aflora. Sentir e pensar o texto bíblico como o sentiu e pensou o seu autor original e como o entenderam e sentiram os seus primeiros leitores é estar no melhor caminho para lhe colher a verdade que encerra com a profundidade e abrangência que inspira.
Por tudo isto, o professor não é um mestre que tudo sabe e ensina, mas o colaborador fiel que interage com os seus alunos investido de humildade intelectual e rigor científico. A sua missão cumpre-se, não tanto no transmitir do saber que tem, mas sobretudo em mobilizar um processo de ensino-aprendizagem que culmine na formação e edificação amadurecida dos seus alunos; sempre como aprendente da Palavra, e nunca como crítico.

Obras Fundamentais

LADD, George Eldon – A Theology of the New Testament. Grand Rapids: Eerdmans, 1.a ed., 1974; ed. rev., 1993; reimp., 2000. [225.6 Lad]
Versão portuguesa: George Eldon LADD. Teologia do Novo Testamento, ed. revisada, São Paulo: Hagnos, 2008.
Versão espanhola: George Eldon LADD. Teologia del Nuevo Testamento. Grand Rapids: Editorial CLIE, 2008.
MARSHALL, I. Howard – New Testament Theology: many witnesses, one gospel. Downers Grove: InterVarsity Press, 2004. [230.0415 Mar]
Versão portuguesa: I. Howard MARSHALL. Teologia do Novo Testamento: diversos testemunhos, um só evangelho. S. Paulo: Vida Nova, 2007.
THIELMAN, Frank – Theology of the New Testament: a canonical and synthetic approach. Grand Rapids: Zondervan, 2005. [230.0415 Thi]
Versão portuguesa: Frank THIELMAN. Teologia do Novo Testamento: uma abordagem canônica e sintética. S. Paulo: Shedd, 2007.
VANHOOZER, Kevin J. e STRACHAN, Owen – O Pastor como Teólogo Público: recuperando uma visão perdida. S. Paulo: Vida Nova, 2016.