Dados
- Código: IntBib D02
- ECTS: 5
- Área curricular: Interpretação Bíblica
- Nível: Especializado
- Ano/Semestre: 2º
- Precedências obrigatórias: Não aplicável
Descrição de Disciplina
Estudo do conteúdo dos Evangelhos canónicos, com ênfase em questões históricas, interpretações teológicas e aplicações contemporâneas em torno da pessoa e mensagem de Jesus.
Grande Finalidade
Esta disciplina propõe criar um espaço de estudo e diálogo acerca da vida e mensagem salvífica de Jesus de Nazaré, com especial atenção para questões em torno da categoria teológica de Reino de Deus. Aceder aos Evangelhos canónicos a partir das aproximações filosófica (atestabilidade), literária (narratividade do sujeito) e histórica (transmissibilidade) tendo em vista a construção de diferentes possibilidades de reflexão teológico-pastoral, fiéis ao texto x\sagrado na sua constituição e caráter comunicativo.
Finalidades
Conhecimentos (SABER):
- Conhecer aspetos teológicos, antropológicos, sociopolíticos e culturais que subsidiam o estudo exegético-hermenêutico dos Evangelhos;
- Conhecer os diferentes sujeitos/momentos relevantes para a constituição do texto sagrado;
- Conhecer literatura específica nos estudos da referida temática;
- Conhecer a importância atual dos livros estudados;
- Conhecer as características da literatura empregada nos livros estudados e a sua importância para uma melhor compreensão dos textos.
Aptidões e capacidades (SABER FAZER)
- Adquirir ferramentas para o estudo dos Evangelhos em seus múltiplos contextos (social, político, cultural e religioso);
- Investir num estudo aprofundado dos Evangelhos nos seus contextos originais a fim de qualificar a transposição do mesmo para a realidade social atual de cada aluno;
- Compreender a inter-relação entre as estruturas sociais, políticas, culturais e religiosas e a sua relevância para os estudos teológicos.
Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)
- Compreender a importância dos estudos de contexto para a correta interpretação
do texto bíblico; - Valorizar o espaço existencial no processo de estudo e prática das Escrituras;
- Aplicar para si e para seus ouvintes os ensinos estudados
Filosofia Educacional
As aulas durante a semana de encontro presencial terão dois momentos específicos: serão abordados temas que servem de subsídio para o estudo dos Evangelhos a partir da temática proposta; e, os alunos terão oportunidade de elaborar pesquisas, individuais, com base nas áreas relacionadas com o referido campo de estudo, as quais serão indicadas pelo professor.
Obras Fundamentais
DUNN, James – Unidade e diversidade no Novo Testamento: Um estudo das características dos primórdios do cristianismo. Santo André: Editora Academia Cristã, 2009. [225.6 Dun]
GNILKA, Joachim. Jesus de Nazaré – Mensagem e História. Editorial Presença: Lisboa, 1999.
PAGOLA, José Antonio – Jesus: aproximação histórica. Petrópolis: Vozes, 2010. [232.901 Pag]
SCOTT Jr. Julius – Origens judaicas do Novo Testamento: Um estudo do judaísmo intertestamentário. São Paulo: Shedd, 2017.