Dados

  • Código: Teol D01
  • ECTS: 5
  • Área curricular: Teologia Integrada
  • Nível: Especializado
  • Ano/Semestre: 1º
  • Precedências obrigatórias: Não aplicável

Descrição de Disciplina

A Igreja na sua natureza, expansão e desenvolvimento institucional, na sua inter-relação com fatores e condicionamentos históricos, bem como a história do pensamento cristão e sua interação com o contexto sociocultural mais amplo.

Grande Finalidade

Que o aluno:
1. Trabalhe em procedimentos que lhe permitam compreender a história da Igreja cristã e analisar objetivamente as fontes existentes, assim como manejar com fluidez a bibliografia básica sobre a matéria.
2. Conheça os principais momentos e direções da difusão do protestantismo e do catolicismo posteriores à Reforma Protestante do século XVI.
3. Seja capaz de compreender, descrever e comparar as diferentes tendências teológicas que surgem da Reforma Protestante, valorizando os seus contributos para o pensamento cristão.
4. Relacione os princípios teológicos da Reforma Protestante com as questões e necessidades da sociedade contemporânea.
5. Adote uma atitude favorável ao diálogo teológico, aceitando a existência de diferentes tendências e opiniões na teologia cristã e argumentando os seus posicionamentos em respeito pelos do outro.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Conhecimento do pensamento e da história do cristianismo no seu contexto social e humano na perspetiva da missão cristã.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Capacidade para analisar e compreende a fé no âmbito das correntes teológicas e culturais, especialmente no contexto histórico e contemporâneo da Europa.
  • Capacidade para localizar, utilizar e sintetizar informação bibliográfica relacionada com o tema de estudo.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Estima e consideração pelas crenças fundamentais da fé cristã.
  • Competência para apresentar com humildade, lógica e autoridade as razões da sua fé e da missão da Igreja.

Filosofia Educacional

A unidade curricular História da Igreja e da Teologia propõe uma abordagem da história da Igreja dos séculos XVII a XX, assim como do desenvolvimento teológico do cristianismo após a Reforma Protestante do século XVI, analisando o impacto do pensamento cristão no mundo ocidental e a sua relevância para o mundo de hoje. Metodologicamente, esta unidade recorrerá a uma formação presencial em sala de aula que oferece a possibilidade ao professor de incidir nos aspetos mais importantes de cada tempo, limitar o tempo de exposição e apresentar uma determinada forma de trabalhar e estudar os conteúdos da unidade curricular. Por outro lado, espera-se do aluno que elabore as suas próprias notas a partir da informação recebida pelo professor e da bibliografia indicada por este, como também a sua participação ativa nas aulas com os seus comentários e achegas aos temas apresentados, assim como nos debates orientados pelo professor sobre temas concretos. O trabalho do aluno fora da sala de aula centrar-se-á nas leituras designadas, na investigação, na localização, análise, manejo, elaboração e retorno da informação. Os alunos poderão solicitar por escrito (via correio eletrónico ou Teófilos) o apoio do professor, o qual poderá ser individual ou em grupo.

Obras Fundamentais

ELWELL, Walter A. (ed.). Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã (3 vols.). São Paulo: Vida Nova, 1990. [BibSTB – 230.3 Elw]
FERGUSON, Sinclair B., DAVID, F. Wright e PACKER, J. I. Parker. Novo Dicionário de Teologia. São Paulo: Hagnos, 2009. [BibSTB – R230.041 Fer]
GEORGE, Timothy. Teologia dos Reformadores. São Paulo: Vida Nova, 1993. [BibSTB – 230.044 Geo]
GISEL, Pierre (org.). Enciclopédia do Protestantismo: Teologia, Eclesiologia, Filosofia, História, Cultura, Sociedade, Política. São Paulo: Hagnos, 2016. [BibSTB – 284.3 Gis]
GONZÁLEZ, Justo L. Uma história do pensamento cristão (3 vols.). São Paulo: Cultura Cristã, 2004.
LANE, Tony. Pensamento Cristão: Da Reforma à Modernidade – vol. 2 (2.a ed). São Paulo: Abba Press, 2000. [BibSTB – 270 Lan]
NELSON, Wilton M. (ed.). Diccionario de Historia de la Iglesia. Miami: Editorial Caribe, 1989. [BibSTB – s/c]
YATES, Timothy. La expansión del cristianismo. Madrid: Ediciones San Pablo, 2007.
YODER, John H. (copilador). Textos escogidos de la Reforma Radical. Buenos Aires: Editorial La Aurora, 1976. [BibSTB – 270.6 Yod]