Dados

  • Código: CEVM D05
  • ECTS: 5
  • Área curricular: Competências e Estilo de Vida Ministerial
  • Nível: Especializado
  • Ano/Semestre: Não Aplicável
  • Precedências obrigatórias: Não Aplicável

Descrição de Disciplina

Espaço privilegiado para a discussão da natureza do ensino em espaços religiosos, dos princípios básicos sobre metodologia no ensino de adultos e de outras questões didático-pedagógicas que contribuam para a futura atuação nas igrejas e espaços de formação religiosa.

Grande Finalidade

O aluno é capaz de selecionar os melhores meios para uma comunicação eficiente de um conteúdo escolhido.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Reconhecer a importância da Igreja como instituição de ensino, e que o conteúdo ensinado é o mais importante da história da humanidade, pois fará a diferença entre a vida eterna com Cristo e a vida eterna morto em seus delitos e pecados.
  • Conhecer estratégias de ensino de adultos e organizar sistemas de ensino com base em procedimentos eficazes capazes de assegurar um melhor rendimento dos alunos.
  • Distinguir com clareza o papel de professor, o papel de aluno e outros vários papéis desempenhados no Ensino de Adultos, além de identificar, escolher e organizar estratégias de ensino que melhor se adeque aos grupos e instituições que estão inseridos.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Comunicar com clareza a sua interpretação sobre os temas de estudo.
  • Utilizar as ferramentas adequadas para diferentes situações de aprendizagem.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Demonstrar atitudes proativas relacionadas com a gestão do seu tempo para aprender.
  • Colaborar e cooperar com os colegas para a construção coletiva do conhecimento.

Filosofia Educacional

A unidade curricular inclui um conjunto diversificado de suportes para a transmissão de informações e conteúdo, privilegiando-se a interação e a aplicação prática em contexto docente dos conceitos adquiridos. Para além de oportunidades de formação em sala de aula, o aluno tem oportunidade de desenvolver o seu próprio plano pessoal em contacto com os professores. Ao longo da unidade pretende-se:
1. Aprofundar os conhecimentos dos alunos nos princípios de andragogia.
2. Dialogar sobre os princípios de comunicação com adultos.
3. Apresentar implicações para o ensino.

Obras Fundamentais

BELLAN, Zezina. Andragogia em Ação. Santa Bárbara d ‘Oeste, SP: Z3 e Livraria, 2005
BELLAN, Zezina. Heutagogia. Santa Bárbara d ́Oeste, SP: SOCEP Editora, 2008
HENDRICKS, Howard. Ensinando para transformar vidas. Venda Nova, MG; Editora Betânia, 1991