Dados

  • Código: IntBib A01
  • ECTS: 5
  • Área curricular: Interpretação Bíblica
  • Nível: Básico
  • Ano/Semestre: 1º, 1º
  • Precedências obrigatórias: Nenhuma

Descrição de Disciplina

Esta disciplina lida com os conceitos fundamentais e as metodologias gerais para o estudo e a interpretação da Bíblia. Quanto aos conceitos fundamentais, estudam-se os conceitos mais importantes de bibliologia que formam as bases filosóficas para o estudo e a interpretação da Bíblia. Quanto às metodologias gerais, desenvolvem-se as habilidades centrais no processo indutivo do estudo da Bíblia, seguindo os passos de observação, interpretação, resumo interpretativo e aplicação. Este processo geral orienta- se pelos dois horizontes de contexto histórico-cultural e textual. Finalmente o aluno terá oportunidade de desenvolver as suas competências na área de dirigir estudos bíblicos indutivos em grupos pequenos.

Grande Finalidade

A finalidade desta disciplina é que o aluno seja capaz de estudar a Bíblia com o fim de interpretar e aplicar fielmente a sua mensagem e de orientar estudos bíblicos indutivos em pequenos grupos (EBIPG).

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • O aluno entende os seguintes conceitos orientadores para a metodologia: os dois alvos, os quatro passos gerais, as três grandes orientações ou “regras”, os três sentidos de contexto, as duas ferramentas para resumir a interpretação, os quatro passos de aplicação, e os três aspetos de uma passagem usados para focar o estudo.
  • O aluno entende as implicações da autoria bíblica tanto divina como humana para o estudo da mesma.
  • O aluno entende os distintivos de um estudo indutivo.
  • O aluno entende o papel divino e humano interativos no estudo da Bíblia.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • O aluno é capaz de estudar a Bíblia segundo a metodologia apresentada, seguindo as fases de observação, interpretação, resumo interpretativo e aplicação, chegando a conclusões adequadas.
  • O aluno é capaz de escrever planos de lição para e dirigir estudos bíblicos indutivos em pequeno grupo.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • O aluno valoriza cada vez mais o seu próprio estudo da Bíblia e a sua aplicação pessoal e comunitária.
  • O aluno ganha (ou reforça) o hábito regular de estudar a Bíblia.

Filosofia Educacional

Esta disciplina tem como propósito principal o desenvolvimento de habilidades. Sendo assim, vai exigir que o aluno pratique estas habilidades. O processo normal seria o seguinte: 1) leituras, na forma de trabalho para casa, que explicam o processo ou conceito; 2) explicação e aprofundamento, na aula, do processo ou conceito; 3) prática em grupo na aula do processo ou aplicação de um conceito; e 4) mais prática e treino individual como trabalho para casa. No desenvolvimento destas habilidades, outro aspeto pedagógico importante – para além de ter possibilidade de treino – é o domínio de certos conceitos e informações. Esta matéria essencial será revista e testada regularmente para ajudar o aluno a domina-la. Para além de desenvolver a habilidade de estudo bíblico indutivo, queremos que o aluno também ganhe a outra habilidade de dirigir estudos bíblicos indutivos em pequeno grupo. Para tal fim, de novo, o aluno terá oportunidade de praticar e treinar. Vai também experimentar a participação de algumas experiências de estudo bíblico indutivo. Finalmente uma outra área contemplada nesta disciplina é o desenvolvimento da valorização e do hábito do estudo bíblico pessoal. O aluno terá disponível no Teófilos um Diário onde vai colocar os seus pensamentos e sentimentos ao longo da disciplina para encorajar a autoreflexão na área de estudo bíblico pessoal. Vamos aproveitar a plataforma do Teófilos como apoio para a nossa disciplina. Eis aqui algumas das coisas que serão efetuadas lá: submeter trabalhos, fazer testes, ver notas, receber documentos, entre outras. Será importante que o aluno tenha acesso regular à internet.

Obras Fundamentais

ARABIS, T. e RUFINO, R. Manual de Estudo da Bíblia, Trabalho inédito. Queluz: STB,
2017.

THEWORD.NET. http://theword.net.