Dados

  • Código: CEVM B05
  • ECTS: 5
  • Área curricular: Competências e Estilo de Vida Ministeriais
  • Nível: Médio
  • Ano/Semestre: 3º, 2º
  • Precedências obrigatórias: Metodologia de Estudo da Bíblia (IntBib A01)

Descrição de Disciplina

Uma abordagem ao ensino em três secções.
1. Introdução aos fundamentos de uma filosofia de ensino cristão incluindo debate sobre o que é ensino, qual é o seu alvo principal, o papel do professor e de Deus e as características do aluno através de teorias de aprendizagem e estilos de aprendizagem.
2. Fundamentada nesta filosofia, apresentam-se princípios globais de ensino-aprendizagem e abordagens diferentes do ensino.
3. Apresentam-se também as funções executivas de ensino incluindo o processo de planificação, a criação do ambiente propício para aprendizagem, a motivação, a gestão na sala de aula e a avaliação.

Grande Finalidade

Que o aluno seja capaz de ensinar, em particular a Bíblia, em contextos diferentes para efetuar transformação positiva nos seus alunos.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Compreender o que é ensino-aprendizagem, o que é ensino cristão, o seu alvo global, e o papel do professor, do aluno e de Deus no processo.
  • Compreender e aplicar as teorias de aprendizagem mais importantes e ensinar em consideração dos estilos diferentes de aprendizagem.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Ser capaz de cumprir as funções executivas necessárias para que aprendizagem aconteça, especificamente:
    • planificar tanto no nível curricular como no nível de um plano de lição.
    • criar um ambiente propício à aprendizagem.
    • motivar os alunos.
    • manter disciplina na sala de aula.
    • avaliar a aprendizagem dos alunos e a situação pedagógica.
  • Ser capaz de ensinar, especificamente:
    • aplicar ao seu ensino os princípios gerais de aprendizagem;
    • escolher (contextualização) e usar eficazmente a abordagem de ensino mais indicada para um contexto.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Desejar crescer nas suas habilidades como professor, tanto em contextos formais como em contextos informais.

Filosofia Educacional

O propósito principal é o desenvolvimento de habilidades na área de ensino. Sendo assim, vai exigir que o aluno pratique estas habilidades com participação do professor. O processo normal seria o seguinte: 1) leituras optativas que explicam o processo ou conceito; 2) explicação e aprofundamento na aula do conceito ou habilidade; 3) prática/treino na aula do processo ou aplicação de um conceito; e 4) mais prática/treino individual na sua oportunidade para o ensino fora da aula. No desenvolvimento destas competências, outro aspeto pedagógico importante é o domínio de certos conceitos e informações fundamentais. Esta matéria essencial será revista e testada para ajudar o aluno a dominá-la e aplicá-la. Pretende- se aproveitar a plataforma Teófilos como apoio para a disciplina. Algumas das coisas a efetuar incluem: submeter trabalhos, fazer testes, ver notas, receber documentos, entre outras. Será importante que o aluno tenha acesso regular à internet.

Obras Fundamentais

ARENDS, Richard I. – Aprender a Ensinar, trad. Maria João Alvarez et. al. Lisboa:
McGraw-Hill, 1995.

FORD, LeRoy – Planejamento do Ensino e Treinamento. Rio de Janeiro: JUERP, 1991.
GANGEL, Kenneth O. e HENDRICKS, Howard G. (eds.) – Manual de Ensino para o
Educador Cristão. (The Christian Educator’s Handbook on Teaching) trad. Luís Aron
de Macedo. Rio de Janeiro: Casa Publicadora de Assembléias de Deus, 1999.

HENDRICKS, Howard – Ensinando para Transformar Vidas. (Teaching to change
lives) trad. Myrian Talitha Lins. Venda Nova, MG: Editora Betânia, 1987.

MARQUES, Ramiro – A Arte de Ensinar: Dos Clássicos aos Modelos Pedagógicos
Contemporâneos. Lisboa: Plátano, 1998.

MARQUES, Ramiro – Dicionário Breve de Pedagogia. Lisboa: Editorial Presença,
2000.

NÉRICI, Imídeo G. – Metodologia do Ensino, 4.a ed. São Paulo: Editora Atlas, 1992.

ROLDÃO, M. C. – Gestão do currículo e avaliação de competências, 2.a ed. Barcarena:
Editora Presença, 2004.

RICHARDS, Lawrence O. – Teologia da Educação Cristã, 3a ed. (A Theology of
Christian Education) trad. Hans Udo Fuchs. São Paulo: Edições Vida Nova, 1996.

SPRINTHALL, Norman A. e RICHARD C. – Psicologia Educacional: Uma
Abordagem Desenvolvimentista. (Educational Psychology — A Developmental
Approach, fifth ed.) trad. S Bahla, A M Pinto, J Moreira, M Rafael. Lisboa: McGraw-
Hill, 1993.

WILKINSON, Bruce – As 7 leis do Aprendizado. (The 7 laws of the learner) trad. Eros
Pasquini. Venda Nova: Editora Betânia, 1998.