Dados

  • Código: OpDes B601-1
  • ECTS: 1 (cada unidade)
  • Área curricular: Desenvolvimento Pessoal
  • Nível: Médio
  • Precedências obrigatórias: Nenhuma

Descrição de Disciplina

O objetivo é que o aluno cresça numa ou em várias áreas escolhidas por si com o apoio de um mentor. No processo, o aluno ganha novas capacidades para continuar o seu crescimento. Nesta disciplina, é o aluno que determina o alvo e o mentor, como guia, acompanha e apoia o aluno no seu próprio desenvolvimento. Enquadra-se na área de Apoio Pastoral que é um serviço oferecido a todo o corpo discente. O aluno terá a oportunidade de formalizar esta relação.

Grande Finalidade

Lida, em particular, com o saber ser, saber estar e o saber fazer do aluno. Sendo assim, potencialmente poderia tocar em várias finalidades específicas. Todavia, pode-se resumir uma das grandes finalidades numa destas três áreas:

  • Hábitos e competências para ser um aluno com sucesso;
  • Desenvolvimento pessoal e maturidade na área de carácter, etc.;
  • Formação espiritual.

Para além de crescimento numa ou várias áreas escolhida(s) pelo aluno, Mentoria tem também como finalidade principal que o aluno deseje continuar a usufruir de relações de mentoria no futuro para o seu crescimento contínuo, tanto como sendo mentoriado como sendo um mentor na vida de outros.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Os conteúdos aprendidos variam consoante as necessidades / áreas escolhidas pelos alunos, em conjunto com o mentor.
  • Maior conhecimento sobre a sua própria pessoa, caráter, pontes fortes e fracos, capacidades e dons, áreas onde deve crescer.
  • Maior introspeção / compreensão na chamada de Deus para a sua vida.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Organizar uma agenda pessoal.
  • Refletir no seu processo.
  • Autoavaliação

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Criar um hábito de aprendizagem pessoal.

Filosofia Educacional

Esta disciplina tem como propósito principal o desenvolvimento de hábitos, capacidades e
caráter. Sendo assim, vai exigir que o aluno pratique estas competências. O processo normal
será o seguinte:

1) Escolher um tópico / área para desenvolver em conjunto com o mentor e estabelecer os objetivos;
2) Aprofundar esta área com o mentor. Criar uma visão e uma estratégia para o colocar em ação.
3) Praticar / aplicar / experimentar isto na vida diária até à reunião seguinte.
4) Na reunião seguinte avaliar ponto 3) com o mentor e começar novamente com ponto 2), ou reescrever os objetivos do ponto 1), etc. Tudo isto será registado no “plano individual” do aluno.

Obras Fundamentais

Não se aplica.