Dados

Descrição de Disciplina

Esta disciplina incide o seu estudo no apóstolo Paulo e nas suas cartas, para que delas se possa extrair o pensamento teológico de Paulo acerca dos mais diversos temas e, olhando-se para o ministério de Paulo, se possa encontrar nele um exemplo para que o aluno seja um obreiro aprovado aos olhos de Deus.

Grande Finalidade

Introduzir o aluno ao estudo da teologia do Novo Testamento, contemplando os seguintes temas: (1) fundamentos da teologia do Novo Testamento; (2) unidade teológica do Novo Testamento na diversidade temática dos escritos individuais, e a (3) relevância prática da teologia do Novo Testamento para o ministério.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Introduzir o aluno ao estudo da teologia do NT com vista ao reconhecimento da sua unidade e integridade teológicas.
  • Habilitar o aluno a verificar a singularidade do carácter teológico dos escritos individuais do NT.
  • Conduzir o aluno na aprendizagem e apreensão da mensagem teológica presente nas cartas paulinas e nas outras cartas neotestamentárias.
  • Aprimorar o conhecimento do aluno acerca da vida e obra do apóstolo Paulo.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Mostrar a acção do Espírito Santo na vida da igreja e nos mais diversos ministérios, a fim de que o aluno viva e actue em submissão ao Espírito Santo.
  • Levar o aluno a aplicar o estudo da teologia do NT ao seu conteúdo de ministério.
  • Aprofundar alguns temas teológicos baseados nas epístolas aos Romanos e aos Efésios para que o aluno seja capacitado a expor estes temas devidamente, e a buscar fazer o mesmo com outros temas.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Conduzir o aluno a ser imitador de Jesus Cristo como o apóstolo Paulo o foi.

Filosofia Educacional

A disciplina é basicamente teórica e requer que o aluno possua um conhecimento geral e estruturado do Novo Testamento. É fundamental que o aluno faça as leituras semanais que são requeridas e participe nas aulas com os seus contributos, quer em forma de dúvidas, apreensões e experiências. Para além disto, o aluno deve desenvolver as suas competências de investigação e exposição, através da realização de um trabalho de investigação, bem como da exposição de um livro do Novo Testamento em aula. Deseja-se que o conhecimento adquirido com esta disciplina possa ser extremamente útil na evangelização do nosso povo e no discipulado dos nossos irmãos.

Obras Fundamentais

CERFAUX, L. – O Cristão na Teologia de Paulo. São Paulo: Editora Teológica, 2003.
CERFAUX, L. – Cristo na Teologia de Paulo. São Paulo: Editora Teológica, 2003.
HORSTER, Gerhard – Teologia do Novo Testamento, trad. Roland Korber. Curitiba: Esperança, 2009.
JEREMIAS, Joachim – Teologia do Novo Testamento, trad. João Rezende Costa. São Paulo: Hagnos, 2008.
LADD, George Eldon – Teologia do Novo Testamento, trad. Darci Dusilek e Jussara Árias. São Paulo: Hagnos, 2001.
THIELMAN, Frank – Teologia do Novo Testamento: Uma abordagem canónica e sintética, trad. Rogério Portella, Helena Aranha. São Paulo: Shedd Publicações, 2007.
ZUCK, Roy B. – Teologia do Novo Testamento, trad. Helena Aranha. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2008.