Dados

  • Código: CEVM B03
  • ECTS: 5
  • Área curricular: Competências e Estilo de Vida Ministeriais
  • Nível: Médio
  • Ano/Semestre: 3º, 1º
  • Precedências obrigatórias: Nenhuma

Descrição de Disciplina

O propósito desta disciplina é estimular o crescimento e reforçar as competências dos alunos enquanto líderes cristãos. O percurso seguido na busca deste propósito incluirá reflexão sobre as Escrituras e sobre o modelo de “líder-servo” dado por Jesus, a leitura, análise e crítica de várias fontes contemporâneas no campo da liderança, interação e debate com os colegas e com o professor, e a experiência prática de liderar projetos e avaliar os resultados. Acima de tudo, pretende-se que este percurso seja uma jornada de autoexame e reflexão pessoal sobre os propósitos de Deus para cada participante, e os hábitos de mente, coração e vida que serão necessários para realizar estes propósitos. O alvo maior é a apresentação das nossas vidas ao Senhor da seara como ferramentas úteis e eficazes, prontas para uma participação frutífera na expansão do Reino dos Céus.

Grande Finalidade

No enquadramento da proposta deste programa de curso, esta disciplina visará a preparação do estudante para eficazmente ministrar no ambiente onde Deus o chamou a agir, tendo sempre como resultado uma experiência transformadora que afetou definitivamente para bem, todas as dimensões do seu viver.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Examinar a natureza da liderança à luz do exemplo de Jesus Cristo como “Servo-Lider”.
  • Estudar exemplos bíblicos da liderança.
  • Avaliar modelos e literatura contemporâneos da liderança.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Saber elaborar e utilizar os principais instrumentos administrativos no âmbito do ministério da Igreja Local.
  • Saber identificar, reunir e gerir os recursos materiais necessários para o trabalho de uma equipa.
  • Definir objectivos e alvos apropriados baseados nos valores e na visão.
  • Conceber um plano prático para a realização dos objectivos e alvos definidos.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Estabelecer os fundamentos da “auto-liderança,” com uma identidade segura, valores significativos e uma visão pessoal inspirada.
  • Mobilizar, motivar e coordenar uma equipa para realizar os planos e atingir os objectivos.
  • Cultivar hábitos de auto-gestão através da mordomia fiel da vida.

Filosofia Educacional

Tal como é sugerido na descrição desta disciplina e nos alvos acima referidos, o estudo da Liderança Cristã é mais do que um exercício académico. Trata-se de um percurso de análise e reflexão sobre quem é Jesus, quem sou eu e como poderei contribuir para a multiplicação de líderes-servos no contexto da Igreja de Cristo. A essa profundidade no conhecimento de Jesus como Líder-Servo e a aplicação deste exemplo no mundo atual requer não apenas uma informação cognitiva, mas sérias mudanças no domínio da atitude e da reunião de vontades. Estas dinâmicas no processo de aprendizagem desenvolvem-se através do apreço pelo conhecimento partilhado, pelas reflexões dos alunos registadas em diário, e pelo contributo determinante dos alunos nas aulas. Todos os participantes neste ambiente de aprendizagem precisam de uma postura de aprendizes em que cada um sabe qual é o seu papel específico e nele contribui para o enriquecimento de todos.

Obras Fundamentais

HYBELS, Hill – Liderança Corajosa, trad. James Monteiro dos Reis. São Paulo: Editora
Vida, 2002.

PHILLIPS, Richard D. – O Coração de um Executivo – Lições de Liderança a partir da vida
do rei Davi, trad. Antivan Guimarães Mendes. Campinas, São Paulo: Editora United
Press. 2002.

WILKES, C. Gene – O Último Degrau da Liderança – Descobrindo os segredos da
liderança de Jesus, trad. Neyd Siqueira. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.