Dados
- Código: Teol B01
- ECTS: 5
- Área curricular: Teologia Integrada
- Nível: Médio
- Ano/Semestre: 2º, 1º
- Precedências: Nenhuma
Descrição de Disciplina
Estudo das grandes épocas do passado do cristianismo, com especial consideração do desenvolvimento do seu pensamento através do tempo, usando a História para análise da Igreja, cultura e pensamento ocidentais nos dias de hoje.
Grande Finalidade
Conhecer os grandes movimentos e personalidades na História do Cristianismo e do desenvolvimento do seu pensamento, procurando estimular o pensamento crítico dos alunos para reconhecerem o contexto dos acontecimentos, fundamentalmente através da leitura e consulta de fontes.
Finalidades
Conhecimentos (SABER):
- Analisar e sintetizar os grandes movimentos na História do Cristianismo e o desenvolvimento do seu pensamento.
- Situar historicamente datas e factos centrais da expansão do cristianismo.
- Articular a identidade batista na sua história e nas suas caraterísticas principais.
Aptidões e capacidades (SABER FAZER)
- Aplicar por escrito ou verbalmente, e de forma competente, os conteúdos da matéria ministrada em aula.
- Exibir capacidade na utilização das ferramentas da historiografia para definir o percurso e o contributo do cristianismo para a civilização ocidental.
- Mostrar competência na formulação de uma perspetiva histórica que reconheça os valores do cristianismo assim, como os aspetos historicamente menos positivos, como lições determinantes quanto ao seu futuro.
- Apresentar de forma oral e escrita a biografia de uma das figuras de relevo ou o desenvolvimento de um movimento da historiografia cristã dentro das exigências formais de uma monografia.
Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)
- Expressar verbalmente a sua paixão, espanto e devoção pela redentora e santificadora atividade de Deus que sempre usou homens e mulheres imperfeitos e que hoje nos constrange à participação na obra que Ele continua a fazer.
- Articular a convicção de que o propósito primário das igrejas desde sempre, é serem igrejas bíblicas e que servem os propósitos de Deus debaixo do poder e da autoridade do Espírito Santo na proclamação fiel da Palavra de Deus e na persuasão amorosa dos homens à fé.
- Abraçar a sua própria identidade denominacional com o desejo de aprender e interagir, em primeiro lugar, entre outros crentes e igrejas da mesma denominação num espírito saudável de cooperação efetiva e, em segundo lugar, com os outros cristãos evangélicos com respeito e cordialidade, sem que isso represente ameaça à doutrina e prática bíblicas e denominacionais.
- Aplicar as grandes lições da história da igreja à sua pessoa, nomeadamente:
- Demonstrar as caraterísticas de um servo cristão que reconhece a intervenção de Deus na História e que serve com hábitos de vida e de ministério centrados no Senhor Jesus Cristo e fundados tão-somente na Escritura.
- Revelar um amor profundo pela Palavra de Deus perseverando na leitura da mesma e reconhecendo-a como algo mais do que uma fonte de informação, mas a revelação de Deus para o homem.
- Reconhecer que um servo de Deus desenvolve a sua legitimidade espiritual baseando-a na suprema autoridade do Senhor Jesus Cristo.
- Investir numa vida de trabalho e oração para criar uma história futura comum.
Filosofia Educacional
O estudo da História trata, por necessidade, bastante conteúdo: datas, nomes, locais, grupos, definições, etc. Nesta unidade curricular pretende-se dominar os conteúdos centrais e fundamentais para poder aproveitar os factos históricos e o pensamento cristão para o nosso próprio contexto. Assim, é importante dominar a matéria, consolidando-a através de leituras e testes de avaliação. Pedagogicamente é difícil dominar conteúdo sem colocá-lo no seu contexto maior e entender a sua aplicabilidade. Portanto, um desafio ao longo do semestre será manter o “fio condutor”, o entendimento dos grandes movimentos e os momentos centrais da história que criaram o nosso presente. Este trabalho de síntese e de aplicação será feito na aula, mas também através dos projetos. A presença e participação nas aulas é, pois, muito importante. Todavia, História é muito mais do que decorar conteúdo e entender a sua aplicação ao presente. Queremos aproveitá-la para fazer uma diferença na nossa maneira de ser e de estar. Portanto, as finalidades listadas na secção de SABER SER/ESTAR representam aspetos importantes para nós de onde queremos chegar. O aluno deve tentar aplicar o que está a aprender na sua própria vida, designadamente a centralidade de Cristo e da Palavra, no respeito saudável por diferentes tradições e vivências.
Obras Fundamentais
- BETTENSON, Henry – Documentos da Igreja Cristã. São Paulo: ASTE, 1967.
- CAIRNS, Earle E. – O Cristianismo Através dos Séculos: uma História da Igreja Cristã, trad. Israel Belo de Azevedo e Valdemar Kroker (2.a ed.). São Paulo: Vida Nova, 2008.
- CAMERON, Euan – Interpreting Christian history: the challenge of the churches’ past. Oxford: Blackwell, 2005.
- FERREIRA, Franklin – A Igreja Cristã na História: das origens aos dias atuais. São Paulo: Vida Nova, 2013.