Dados

  • Código: Integ B02
  • ECTS: 2
  • Área curricular: Aprendizagem Integrada
  • Nível: Médio
  • Ano/Semestre: 2º, 2º
  • Precedências: Formação Integradora I (Integ B01)

Descrição de Disciplina

Esta disciplina tem como propósito o desenvolvimento do carácter e das capacidades ministeriais do aluno, através do envolvimento semanal em oportunidades práticas de evangelização, discipulado, e serviço na igreja ou na comunidade. Fundamentada nesta abordagem experiencial, o aluno terá oportunidade de fazer autoavaliação regular e de refletir sobre questões importantes na área de ministério. O aluno vai encontrar oportunidades interessantes e desafiadoras de aplicar a aprendizagem adquirida em sala de aula para promover o seu desenvolvimento pessoal e ministerial. Ou seja, este curso deverá permitir ao aluno integrar vários aspetos da sua personalidade, caráter e capacidades ministeriais enquanto estão envolvidos em ministério (amplamente entendido). Cada estudante que termina este programa de estudos terá experimentado uma ampla variedade de oportunidades através das disciplinas de Formação Integradora.

Grande Finalidade

  • Ao tirar esta disciplina, o aluno deve sentir-se mais capacitado de expressar um estilo de vida ministerial seja qual for o contexto.
  • A disciplina deve servir como oportunidade de experimentar uma variedade de oportunidades ministeriais para desenvolver áreas de carácter e de habilidades ministeriais.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Os alunos vão aprender a reconhecer os seus dons, habilidades e capacidades de Deus, de usá-los e desenvolvê-los num contexto de ministério.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Os estudantes devem desempenhar um papel de selecção, desenvolvimento, implementação e avaliação de iniciativas de serviço cristão.
  • Os estudantes devem melhorar a sua habilidade na escrita de relatórios, fazendo comentários e de dando “feedback” aos outros estudantes.
  • Os estudantes devem aprender o valor de comparência e participação fiel em todos os compromissos de ministério.
  • Os alunos vão saber como fazer uma apresentação relevante e precisa do evangelho.
  • Os alunos serão desafiados a criar e manter trabalho em equipa e unidade.
  • Os alunos terão de desenvolver e manter a disciplina de preparação pessoal e da preparação de aulas.
  • Os alunos serão desafiados a liderar consoante a oportunidade surgir.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Os alunos deverão reflectir e pensar criticamente sobre oportunidades semanais e ministério em geral.
  • Os alunos deverão manter uma atitude positiva e uma forte reflexão em valores cristãos.
  • Os alunos serão incentivados a reconhecer e ajudar a desenvolver os dons dos outros.
  • Os alunos virão a valorizar a importância de estar firmemente enraizados na Palavra de Deus; de estar comprometidos em orar e do ministério do Espírito Santo.
  • Os alunos irão aprender a importância do compromisso com aqueles a quem estão ministrando, bem como o compromisso com a equipa.
  • Os alunos irão apreciar a importância, bem como a dificuldade de dar de si mesmo quando não sabem como dar mais, de ser flexível e trabalhar com ideias de outras pessoas, de ouvir e aprender com a instrução e crítica.
  • Os alunos vão conhecer o valor de um estudo regular e crítico da Bíblia.

Filosofia Educacional

As Escrituras são muito claras em como discípulos e seguidores de Jesus Cristo temos uma responsabilidade pessoal para chegar aos que nos rodeiam. Ler livros e estudar numa sala de aula ajuda a formular a nossa compreensão de Deus, de nós mesmos e do mundo em que vivemos, mas junto com isso está o valor da aprendizagem experiencial para sair além dos livros e da sala de aula, colocando a teoria em prática, testando princípios e verdades, e experimentar Deus de uma forma que apenas o serviço prático pode trazer às nossas vidas. A fim de facilitar essa necessidade de aplicação prática e experiência, bem como o crescimento do carácter do programa desta disciplina permite uma grande variedade de oportunidades de ministério que abrange todas as faixas etárias e as variedades de necessidades entre cristãos e não-cristãos. A natureza e o alcance desses ministérios irão variar dependendo das necessidades das pessoas a serem ministradas em cada uma das atividades específicas do ministério.

Leituras e Outros Recursos Principais

  • Não se aplica