Dados

  • Código: Des B02
  • ECTS: 5
  • Área curricular: Desenvolvimento Pessoal
  • Nível: Médio
  • Ano/Semestre: 2º, 2º
  • Precedências obrigatórias: Nenhuma

Descrição de Disciplina

Estudo aprofundado e prático do quinto ao décimo mandamento do Decálogo, e todos os textos bíblicos relacionados, estabelecendo bases para a mordomia integral do cristão na área familiar e conjugal, na área da ética médica, na sociedade e meio ambiente e no aspeto financeiro.

Grande Finalidade

Situar o aluno em relação com a sua responsabilidade como mordomo e agente de transformação nas áreas referidas.

Finalidades

Conhecimentos (SABER):

  • Considerar os mandamentos 5 a 10 e a sua aplicação a nivel do contexto do V.T. e, depois, no ensino de Jesus e dos apóstolos.
  • Considerar a aplicação histórica que foi dada a estes ensinos em diferentes momentos da história posterior.
  • Conhecer as áreas da vida atual, na sociedade secular, pluralista e pós-moderna, às quais estes princípios devam ser aplicados, desenvolvendo ferramentas para esse processo de aplicação.
  • Adquirir os conhecimentos necessários acerca de áreas éticas discutidas atualmente e os termos gerais usados por especialistas nestas diferentes áreas.

Aptidões e capacidades (SABER FAZER)

  • Saber definir princípios éticos absolutos, distinguindo-os de áreas éticas em que há necessariamente diferenças de opinião entre os cristãos.
  • Aplicar a ética do quinto até o décimo mandamentos, de uma forma ao mesmo tempo firme e perspicaz, a questões de vida e conduta que nos desafiam na atualidade.
  • Aprender de materiais (revistas, Internet, livros, etc.) que debatem questões éticas, confrontando posições diferentes, e desenvolver capacidades de dirigir debates sobre estes mesmos temas nas aulas.
  • Compreender a maneira como o momento histórico por vezes obrigou cristãos comprometidos a tomar posições aparentemente diferentes, mantendo em vista os mesmos princípios bíblicos norteadores.
  • Ter ferramentas para participar em debates éticos com pessoas interessadas em descobrir princípios éticos, nas diferentes áreas, mesmo fora do meio cristão.

Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)

  • Ao descobrir ou redescobrir os ensinos bíblicos o aluno estará necessariamente envolvido numa revisão de vida, que o afetará no tipo de compromisso que assume e desenvolve na sociedade.
  • Ao mesmo tempo que o debate permitirá perceber e gerir diferenças irá fortalecer convições, de maneira que o que o aluno aprenda a ser coerente com a sua teoria fora da aula.
  • O aluno aprenderá a relacionar-se de uma forma mais construtiva com os «publicanos e pecadores» da sociedade moderna, compreendendo que um grande distanciamento a nível ético não implica a pureza farisáica de uma igreja separatista que se considere «pura» e que se interesse em condenar mais do que em comunicar esperança e transformação.
  • O aluno desenvolverá hábitos de mordomia integral na sua vida que o tornará um elemento digno de respeito no meio inteletual, social ou profissional em que move.

Filosofia Educacional

Haverá uma tentativa de descrever como, ao longo da história, o homem chega a definir para si as bases éticas para a sua mordomia integral. O aluno deve situar-se na época actual, no fim da pós-modernidade, e tentar compreender o que significa para o homem do nosso tempo afirmar que «deve» ou que «não deve» proceder de uma determinada forma. Serão estudados o quinto ao décimo mandamentos do decálogo, com as suas implicações para a atualidade. Haverá uma série de debates, preparados na maior parte dos casos pelos alunos, principalmente sobre questões éticas atuais. Eles devem realizar as suas próprias pesquisas, na bibliografia indicada e em materiais recolhidos da Internet, para poderem fazer uma apresentação oral de 15 minutos, introduzindo o debate. O comportamento ético do aluno, mesmo dentro da aula, terá implicações na sua avaliação.

Obras Fundamentais

ARAÚJO, João – Aborto, Sim ou Não. Juntos pela Vida, 1998.
BANDEIRA, Ronaldo – Poluição: a Doença da Terra. São Paulo: Editora Vozes, 1977.
BARCLAY, William – Não Matarás. São Paulo: Livraria Cristã Unida, 1969.
CASTILHO, Lísias – Homossexualidade. São Paulo: Editora ABU, 1989.
FRASER, Norman – The Net Commandments: How to be a Righteous Nerd. Downers Grove:
IVP, 2002.
GEISLER, Norman – Ética Cristã: Alternativas e Questões Contemporâneas. São Paulo:
Editora Vida Nova, 1975.
GUINESS, Os – Os Sete Pecados Capitais. São Paulo: Editora Shedd, 2006.
New Dictionary of Christian Ethics and Pastoral Theology. Downers Grove: IVP, 1995
(“NDCEPT”).
PALLISTER, Alan – O Sabor do Sal. Queluz: Núcleo, 1983.
PALLISTER, Alan – Ética Cristã Hoje. Queluz: Núcleo, 2002.
PIPER, John e GRUDEN, Wayne – Homem e Mulher. São José dos Campos: Editora Fiel,
1996.
REIFLER, Hans Ulrich – A Ética dos Dez Mandamentos. São Paulo: Vida Nova, 1992.